O que vestir para uma entrevista de emprego

vestir-entrevista-empregoExistem muitas dicas e sugestões sobre o assunto, mas você sabe mesmo o que deve vestir em uma entrevista de emprego? Bom senso é o primeiro passo para acertar no que vestir, veja algumas dicas que selecionamos!

Jovens e até mesmo os candidatos mais experientes podem errar ao abusar de roupas e acessórios em uma entrevista, por isso cuidado! As cores, a escolha da maquiagem, o estilo, a higiene, tudo pode estar a favor ou contra a imagem que você deseja transmitir para o entrevistador.

O que a roupa diz sobre você?

A roupa deve ser uma extensão da sua personalidade, ela pode indicar para o entrevistador a sua capacidade de compreender o que a oportunidade de entrevista significa para você.

A maneira como você se veste certamente não vai garantir a vaga de emprego, porém, se demonstrar desleixo ou não estiver de acordo com o que a organização busca, certamente você perde a chance de ser contratado.

Projete a sua personalidade não somente através da sua roupa, mas também na conduta e personalidade. Claro que esse tipo de julgamento depende muito do entrevistador e principalmente do tipo de avaliação ou política de recrutamento da empresa. Busque ser apropriado para a situação e, com certeza, a roupa não impedirá a sua contratação.

As organizações estão buscando pessoas que demonstrem empatia, confiança, sabem se relacionar e trabalhar em grupo. A roupa é apenas mais um código da sua conduta, por isso adequar a sua escolha ao tipo de organização que está tentando se juntar é saudável.

Dicas sobre como se vestir para uma entrevista

Algumas regras são consideradas padrão para uma entrevista de emprego, como por exemplo, esteja bem arrumado e limpo. Transmita suas ideias de forma inteligente e ordem, ou vá além e se preocupe em adotar detalhes que podem fazer a diferença:

  1. Adote cores consideradas padrão, como azul, cinza, branco, creme. Evite usar preto para não parecer um funeral.
  2. Nada de usar peças extravagantes com muito bordado ou brilho.
  3. Se desejar parecer sofisticado, as mulheres podem optar por um vestido, na altura do joelho e os homens por um terno elegante.
  4. Se você está concorrendo a uma vaga de negócios, algo mais formal, use cores padrões como azul marinho, mas se o papel for voltado para área da saúde por exemplo, vagas que exijam cuidado com pessoas, use tons claros, tenha bom senso e evite usar um terno ou uma roupa que não seja adequada a sua profissão.
  5. Mulheres não devem exagerar na maquiagem, algo próximo ao natural sempre ajuda.
Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*