De vendedor a gerente: crescimento profissional

vendedor-a-gerente.jpgÉ vendedor, mas sonha em ser gerente? O que você está fazendo, além de alcançar as metas, para tornar isso realidade?  É comum que exista um fluxo de crescimento que tende em relação aos melhores líderes de vendas para o gerenciamento.

O que as organizações buscam em um gestor?

As organizações devem criar parâmetros e requisitos antes de promover um vendedor a gerente, e isso inclui a observação das atitudes. É comum que as empresas ofereçam oportunidades para aquele profissional que tem demonstrado sucesso não só nas vendas, mas também no relacionamento com a sua equipe.

Algumas empresas oferecem um programa formal para seleção e desenvolvimento de candidatos. Por isso, quem tem interesse deve conhecer o programa e buscar trabalhar todos os requisitos necessários.

Para ter destaque, algumas características e atitudes são essenciais:

  • Demonstre excelência nos resultados;
  • Demonstre capacidade para ensinar outros vendedores;
  • Seja líder dentro da sua equipe;
  • Saiba dar treinamentos de campo;

Um bom líder deve gostar de treinar e gerenciar pessoas. Deve conhecer todas as regras, política e missão da organização.

Como ter sucesso como gerente

É preciso estar preparado para esse crescimento. Nem todos os vendedores são os melhores gerentes, pois, ser líder de vendas não significa ter aptidão para tornar-se um grande gestor. É preciso muito mais que isso.

Selecionamos algumas situações que podem ser encontradas durante esse crescimento e ajudar quem deseja conquistar o sucesso no novo cargo:

  1. Ao ser promovido de vendedor para gerente, é impossível cortar os laços com seus clientes. O relacionamento continua sendo fundamental, por isso, deixar de visitar os clientes pode ser prejudicial aos resultados, uma vez que pode haver um enfraquecimento do elo criado.
  2. É preciso tomar cuidado com as metas estabelecidas. É perigoso esperar que todos consigam o mesmo resultado que você obtinha quando vendedor. O importante é analisar o perfil da sua equipe, promover um treinamento e dar os feedbacks para conseguir construir uma equipe de sucesso.
  3. Cuidado para não deixar de lado as suas novas responsabilidades. Afinal, um gerente sempre tem responsabilidades administrativas que estão sendo observadas e devem ser cumpridas.
  4. Motivação é uma atitude que não pode faltar. A sua motivação com o novo cargo pode refletir direto no resultado da sua equipe.
  5. O sucesso da gestão depende de atingir a satisfação dos clientes e os objetivos da empresa. O gerente deve sempre manter o equilíbrio entre os clientes e a empresa, para uma gestão bem sucedida.

Para ter sucesso como gestor, é preciso gostar da função e dos novos desafios que fazem parte dessa carreira. A busca pela melhoria deve ser constante, por isso, não pare de buscar conhecimento!

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
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