Vendas: os sete passos

vendas-7-passos.jpgPara desenvolver habilidades que conduzem ao sucesso, é necessário comprometimento constante. Já ouviu falar dos sete passos das vendas? Esse passos são utilizados em treinamentos para explicar a estrutura tradicional das vendas, e é nisso que vamos focar hoje.

Etapas importantes em vendas

Quem trabalha com vendas precisa ter paixão. Vender é uma ação ampla, que exige diferentes habilidades e conhecimento sobre métodos e teorias de vendas, mas principalmente sobre o mercado em que atua.

A capacidade de demonstrar resultados depende da qualidade e uso das ferramentas que o vendedor conhece. Os 7 passos das vendas é uma estrutura útil para iniciar o treinamento em vendas que inclui:

  1. Planejamento: Quem trabalha com vendas deve habituar-se a fazer bons planejamentos, de curto e longo prazo. É através desses planejamentos que é possível abordar um número correto de possíveis clientes e criar estratégias para melhorar os resultados.
  2. Abordagem: Conhecer bem o produto e/ou serviço é essencial para conseguir introduzir e fazer uma abordagem positiva junto aos clientes. É essa abordagem que vai ajudá-lo a estabelecer credibilidade e, com o tempo, manter o cliente na sua carteira.
  3. Identificação de necessidades: A melhor forma para fazer uma venda eficiente é conhecendo as necessidades do cliente, por isso, logo na primeira abordagem, comece sondando quais são as perspectivas e o que o cliente busca no mercado. Ouvir sobre experiências de diferentes fornecedores ajuda a melhorar o seu relacionamento e criar técnicas para fazer a diferença.
  4. Apresentação: Ao conseguir agendar uma reunião, vá preparado com todos os argumentos e possíveis explicações que podem ser pedidos durante a apresentação. Ter um material de divulgação, e também um cartão com seus contatos, é essencial para garantir o andamento da venda.
  5. Negociação: Nessa etapa o vendedor deve aplicar todo seu conhecimento para superar quaisquer objeções que possam surgir e finalmente conseguir levar o cliente a fechar a negociação com você.
  6. Compromisso: O termo de compromisso, ou seja, a confirmação da venda deve ser realizada ao final da negociação. Sempre tenha um contrato em sua pasta, não deixe passar a oportunidade de fazer o cliente assinar com a sua empresa.  Quanto antes você fizer isso, melhor. Feche o negócio!
  7. Acompanhamento: Aproveite para administrar seus clientes e contas fazendo um acompanhamento pós vendas. Fidelizar e acompanhar esse cliente pode ser o diferencial para mantê-lo. Ofereça ajuda e tente demonstrar empatia quanto as suas necessidade e eventuais dúvidas que possam surgir.
Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
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