Vendas: 10 dicas de postura profissional

vendas-10-dicas-postura-profissional.jpgVocê sabe quando ser imparcial? Tem domínio sobre a sua postura profissional?  Sabe compreender quando as suas atitudes estão beneficiando ou prejudicando seu desempenho? Não existe nenhuma ferramenta que desvende essas situações de forma objetiva, é preciso que o profissional desperte autoconhecimento e aprenda a ouvir feedbacks para conseguir lapidar sua performance.

Postura Profissional

O desenvolvimento da postura profissional é essencial para construir uma imagem positiva e alcançar sucesso na sua carreira. O bom desenvolvimento vem com a experiência.  O profissional que conhece suas limitações e domina o seu lado emocional, tende a criar vantagens competitivas.

Reconhecer os pontos negativos da postura e tentar mudar, transformando os pontos negativos em atitudes conscientes, favorece a carreira profissional e é sinal de equilíbrio emocional.

Existem algumas condutas que ajudam o profissional a melhorar seus resultados, produzindo uma visão clara sobre sua postura profissional:

  1. Procure conhecer e ter uma visão clara sobre a sua própria ética. Faça escolhas claras e que respeitem os limites do que considera ético.
  2. Avalie o que você deseja se tornar e o que você de fato é. Encurte caminhos entre o que é ideal e real. Mude sempre que achar necessário.
  3. Analise se o que você pensa ou se o que deseja está de acordo com a organização que trabalha. Alinhe seus objetivos com os da organização.
  4. Conheça as barreiras e o que desperta o conflito na sua vida, para evitar situações e escolhas que prejudiquem seu desempenho.
  5. Evite tomar ações e atitudes precipitadas, principalmente quando envolver riscos que podem prejudicar a sua vida profissional, seja cauteloso e use sua inteligência e perspicácia para tomar decisões.

Ter uma postura profissional condizente com os valores cultivados por você e pela empresa é fundamental para o desenvolvimento da sua carreira

Postura profissional em vendas

Um grande erro de postura profissional que alguns tendem a cometer é a prática do preconceito implícito. Cultivar crenças inconscientes e associar ideias e conceitos errôneos pode ser um problema que prejudica qualquer negociação.

Quem trabalha com vendas precisa saber como convencer compradores e usar ao máximo suas qualidades, com postura profissional, para ter sucesso.

  1. Um bom vendedor deve saber analisar e identificar as pessoas. Fazer uma leitura do que o cliente deseja ajuda na escolha de uma comunicação adequada, contribuindo para atingir os objetivos.
  2. O processo de vendas deve ser transformado em uma experiência positiva e resultar em clientes satisfeitos.
  3. A equipe de vendas deve dominar as decisões e cada vendedor deve estar preparado para agir sozinho durante uma negociação. Equipes com autonomia trazem melhores resultados.
  4. As metas devem ser relembradas, mas o processo de negociação deve levar em consideração também o impacto para empresa. Quem se baseia apenas em metas e esquece todo o contexto, pode perder o foco principal de vista.
  5. Abrir novos mercados é essencial, mas, antes de ousar, conheça a capacidade disponível para atender com qualidade os novos clientes e se realmente isso está alinhado com os objetivos da organização.
Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*