Treinamento: como fazer uma apresentação eficaz

treinamento-apresentacao-eficaz.jpgEstá inseguro para preparar um treinamento? Tem dúvidas sobre como preparar o material ou quais são as habilidades e competências necessárias para a realização de uma apresentação eficaz? Veja algumas dicas que selecionamos!

Apresentação oral e agora?

Todo palestrante ou profissional que vai transferir conhecimentos em treinamentos, deve desenvolver a capacidade de transmitir confiança em suas apresentações. Boa parte do que a plateia espera é que as informações transmitidas sejam confiáveis. A segurança do orador pode definir a qualidade do resultado final.

Falar em público exige técnicas, desde a preparação até a execução. O formato da apresentação, as improvisações, o material educativo, como apostilas, enfim, tudo que tem referência ao treinamento é importante e deve ser conferido com antecipação, para garantir que tudo vai correr perfeitamente.

Para ter sucesso na apresentação é preciso perder o temor de falar em público, conseguir compreender bem o assunto, fazer uma preparação adequada, incluindo ensaio e a gestão do tempo, aprender a gerir o estresse e usar os recursos visuais de forma adequada.  Estar relaxado e controlar o tempo são fatores que ajudam a ter um resultado positivo com o treinamento.

Apresentação eficaz

Para conseguir que seu público compreenda o conteúdo, é importante planejar a sua apresentação, ter uma lógica para seguir, por isso veja algumas etapas importantes que fazem toda a diferença na apresentação utilizada nos treinamentos.

  1. Preparação: Prepare o material de acordo com o tempo disponível que você terá pra apresentar. Treine esse tempo para não extrapolar ou ficar faltando carga horária.
  2. Comandar: Quem está liderando o treinamento deve transmitir de forma leve o conhecimento, ou seja ser um facilitador das ideias e sempre que possível abrir espaços para que todos participem e questione. Envolva a todos e seu treinamento será um sucesso.
  3. Entusiasmo: Mais do que lógica é importante ter convicção e transmitir paixão aos participantes. Essa ainda é a melhor forma de prender a atenção de quem está recebendo a mensagem.
  4. Entreter: Buscar formas de entreter ao público e transmitir a mensagem de forma agradável, ajuda a tornar o ambiente tranquilo.
  5. Humor: Despertar o senso de humor e o prazer de quem está assistindo é difícil, mas existe sempre um vídeo ou um material diferenciado que pode ser transmitido para quebrar o gelo.
  6. Pesquisas: Use uma pesquisa no final do treinamento, para conseguir identificar quais os pontos que precisam ser melhorado.
  7. Credibilidade: Durante a aplicação de treinamento o profissional está construindo a sua imagem, por isso esteja confortável, demonstre disponibilidade e trate a todos igualmente. Manter uma postura ética é importante.
  8. Tranquilidade: A tranquilidade é parte da postura de um bom orador. Por isso relaxe, sorria e trabalhe o sistema nervoso para conseguir manter a calma e transmitir tudo o que foi preparado.
Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*