Timidez e carreira profissional

timidez-carreira-profissional.jpgTimidez é um problema? Os extrovertidos têm mais lugar no mercado de trabalho do que os introvertidos? Como fazer networking? Quais os pontos favoráveis da personalidade do introvertido? Como o mercado enxerga esses profissionais? Quando o assunto é personalidade, dúvidas e questionamentos são comuns. Por isso, pesquisamos algumas informações para ajudar o leitor a se encontrar, caso ele perceba que a timidez está influenciando sua carreira.

Afinal, como são os introvertidos?

Desde 1970 estudiosos vem tentando descobrir como é possível usar a personalidade dos seus trabalhadores e estudantes para maximizar a produtividade. Quem popularizou essa ideia foi o Dr. Carl Jung. A personalidade tem sim correlação com a aprendizagem e produtividade.

Os introvertidos são pessoas que preferem passar um tempo sozinhos e, acredite, 50% da população é composta por pessoas introvertidas. Geralmente conseguem se promover bem em determinadas carreiras, como cientistas, escritores e até como artistas. Eles gostam de estar sozinhos ou participar de pequenos grupos.

Situações novas ou com grupos grandes de pessoas pode fazer com que eles sintam-se sobrecarregados pela timidez. Uma característica desse profissional é fazer uma tarefa de cada vez e observar como a situação está evoluindo, antes de pular para a próxima etapa.

Pesquisas demonstram que o cérebro do introvertido é diferente do extrovertido. Apresentando ação em diferentes partes, além de necessitar de dopamina em baixa quantidade para ter um efeito positivo. A quantidade necessária para sentir-se recompensado é bem menor, quando comparado com os extrovertidos, em relação aos estímulos.

Uma pesquisa muito legal sobre o assunto é o estudo realizado por Michael X. Cohen e seus colaboradores, publicado na Science Direct – Elsevier, na revista Cognitive Brain Reserarch, volume 25 de 2005, com o nome de Individual differences in extraversion and dopamine genetics predict neural reward responses.

Como alcançar sucesso com timidez?

É preciso deixar de lado ideias pré-concebidas de que somente os extrovertidos tem espaço e sucesso. O sucesso depende muito mais da capacidade de saber usar os seus pontos fortes, de maneira favorável.  Timidez não significa ser limitado ou não ter sonhos.

O sucesso tem vários caminhos, o importante é ter um projeto bem estabelecido e conhecer as particularidades da sua personalidade, para conseguir estabelecer metas e definir caminhos que são possíveis a partir da sua própria personalidade.

Ficar com as mãos suadas, ou gaguejar em determinadas situações é normal, e muitas vezes impossível não passar por isso. Porém isso não significa que você precisa ser sempre o centro das atenções. Relaxe, planeje e deixe sua personalidade e qualidades sobressaírem. Veja algumas dicas para driblar a timidez:

  1. Administre as expectativas: Em eventos tente mentalizar as expectativas reais. Todo diálogo deve ser baseado na qualidade, isso ajuda a atingir os objetivos.
  2. Planejamento: Ao planejar com antecipação, é possível ter uma estrutura baseada em segurança, e com isso se sair bem melhor em suas obrigações e desafios.
  3. Gestão de tempo: Sim, estabeleça tempo para cada atividade, isso ajuda a manter o ritmo e melhorar sempre.
  4. Empatia: Demonstrar empatia é muito mais importante do que ser popular ou extrovertido. Valorize as pessoas!
  5. Praticidade: Conduza a sua personalidade de forma que encontre maneiras práticas de desenvolver suas atividades. Resultado é a melhor forma de mostrar sua capacidade.
Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*