Tendências de marketing: novas mídias

tendencias-marketing.jpgO marketing tem grande importância para as empresas, porém com o avanço da tecnologia, esse é um segmento que vem passando por transformações. O acesso às informações, o consumo e o compartilhamento do conteúdo se transformaram em canais de acesso aos consumidores. Por outro lado o desenvolvimento desse tipo de marketing pode ser complicado se o anunciante não souber investir de forma eficaz.

Tendências de marketing

Independentemente do tamanho da organização, o marketing é essencial para ampliar a receita e atingir o mercado consumidor. Porém, investir em novas tecnologias exige profissionais competentes. O uso das novas tecnologias e canais de comunicação deve ser feito com planejamento adequado para trazer resultados eficientes.

Plataformas inovadoras de marketing ajudam a mover os negócios, porém, é preciso dominar as ferramentas, conhecer o mercado e criar processos eficientes para estreitar o relacionamento com o consumidor. O uso indevido e sem conhecimento pode causar prejuízo para as marcas.

Mídias sociais: Algumas tendências contribuem para o crescimento das vendas e substituem as mídias tradicionais. O importante é que as organizações possuam capital humano para conseguir direcionar a criatividade e dominar essa nova ferramenta de marketing. Colocar anúncios nas mídias digitais também é uma tendência que cresce anualmente. Existe uma tendência em surgir plataformas abertas que ofereçam planejamento de mídia de forma simples para os interessados.

Publicidade para mobile: A publicidade voltada para Mobile é outra tendência que está em crescimento.  A publicidade multi-screen voltada para smartphones e tablets não podem ser ignoradas. O marketing voltado para as novas tecnologias está impulsionando as vendas no mercado em diferentes setores.

Campanhas criativas on line: Agências e profissionais de marketing precisam inovar e serem mais criativos quando o assunto é publicidade online. As grandes agências investem em diferentes publicidades, que vão além de banners. Existe uma tendência de crescimento voltado para as companhas de marketing executadas ao vivo e campanhas voltadas para impulsionar vendas locais ou regionais.

Convergência operacional: O ideal é que as organizações utilizem uma estratégia ousada, unindo diferentes profissionais, como os criativos, os produtores de conteúdos e os responsáveis pela tecnologia, pois marketing, dados e tecnologia devem estar alinhados. Tais mudanças contribuem para melhorar o relacionamento da marca com os consumidores.

Para a escolha da publicidade, ainda é preciso percorrer caminhos considerados tradicionais, como conhecer o público e descobrir onde esse alvo está interagindo. Os novos canais de comunicação com o consumidor, exigem que existam profissionais que acompanhem os resultados obtidos. Mensurar dados e o alcance do público é de extrema importância para conduzir com sucesso a estratégia escolhida.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
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