Técnicas Motivacionais: conhecendo as necessidades

tecnicas-motivacionais-necessidades.jpgRealizar ações que impulsionem os profissionais é fundamental para auxiliar a liderança na condução de metas e objetivos. Alinhar ideias, objetivos, valores, equipes e organizações é função essencial para que a motivação seja eficaz. Além disso, a escolha de técnicas motivacionais adequadas depende da identificação das necessidades, individuais e coletivas, da organização.

Técnicas motivacionais x Diferentes personalidades

A motivação é diferente para cada indivíduo, ou setor, e compreender essas diferenças é tão importante quanto aplicar diferentes técnicas motivacionais. Existem vários modelos psicológicos que ajudam a explicar as personalidades. Buscar esse tipo de conhecimento pode ser útil para dominar a motivação e escolher técnicas motivacionais adequadas.

Entre os exemplos mais utilizados, destacam-se os modelos de temperamento, os tipos psicológicos de Carl Jung, as teorias do tipo de personalidade, entre outros modelos.

Quanto maior for a sua compreensão sobre personalidade, maior será o domínio sobre as técnicas motivacionais. Diferentes personalidades possuem pontos fortes, fracos e necessidades únicas. Conseguir elaborar esse tipo de julgamento favorece a aplicação das técnicas motivacionais.  Domine a teoria e aprenda a aplicar essas ferramentas!

Estabeleça processos que possam ser aplicados no conhecimento das personalidades, sempre que houver rotatividade de funcionários ou mudanças nos setores. Esse tipo de ferramenta pode e deve ser desenvolvida em conjunto com recursos humanos e gestores.

E agora, como motivar?

Antes de iniciar de fato uma ação na organização, que utilize técnicas motivacionais, faça uma investigação, com levantamento de dados que podem ser obtidos através de questionários. As perguntas devem conduzir e orientar novas ações.

Entre alguns exemplos de questionamentos importantes, destacam-se:

  • Qual o objetivo da sua empresa?
  • Quais os obstáculos que impedem o desenvolvimento do seu trabalho?
  • Qual a principal fonte de motivação da sua equipe?
  • Você se sente capacitado para executar suas atividades?
  • Como se sente em relação à empresa?
  • Você acredita que a imagem interna seja coerente com a imagem externa da empresa?
  • Opine sobre o que é preciso melhorar dentro da organização.

Esse tipo de questionamento pode ser realizado diretamente, se a empresa for um ambiente livre, onde as opiniões e críticas são absorvidas de forma natural. Ou, caso exista uma tensão e medo por parte dos funcionários, faça com que a pesquisa seja discreta e anônima, assim fica fácil conhecer as diferentes opiniões.

Essas perguntas podem ajudar a conduzir todo o processo. Ao compreender a forma como o profissional enxerga a empresa, a si mesmo, sua equipe e suas responsabilidades, é possível encontrar respostas para seguir em frente.

O que se sabe é que as empresas que focam no desenvolvimento de habilidades como confiança, criatividade, iniciativa, empatia, automaticamente despertam o profissional no sentido da automotivação, o que é positivo. Antes de partir para escolha de técnicas motivacionais, faça uma análise cuidadosa sobre as necessidades dos seus funcionários.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*