Técnicas de vendas: como fidelizar clientes

tecnicas-de-vendas-fidelizar.jpgDesenvolver habilidades de vendas é essencial para se manter na profissão e alcançar o sucesso. Mas, como conseguir melhorar e aumentar as vendas? Como dominar técnicas de vendas que lhe permitam conhecer e suprir as necessidades dos clientes?

Técnicas de vendas

Dominar e acompanhar as novidades sobre vendas e o comportamento do consumidor pode ser um diferencial para conquistar um espaço maior. Invista na busca pelo conhecimento e saiba escolher os treinamentos e cursos dos quais deve participar.

Algumas técnicas de vendas são básicas, mas é bom reforçá-las, para garantir que está percorrendo o caminho que deveria!

Cliente: Seja seletivo e aprenda a ouvir as dicas e sugestões dos fornecedores e clientes. Interagir com o cliente é de extrema importância. Ao manter contato com seu cliente, é preciso descobrir suas necessidades, tanto de curto como de longo prazos, para conseguir suprí-las.

Ouvir: Uma das técnicas de vendas primordiais é estar aberto para ouvir o cliente e conseguir participar da sua realidade. É difícil satisfazer por completo tudo o que seu cliente deseja, só após ouvir e manter uma conduta coerente com o que ele espera é possível partir para uma negociação de sucesso. Cada cliente deve ser tratado de maneira individual, por isso, conheça e esteja pronto para ter essa flexibilidade e se adequar a diferentes personalidades.

Atenção: Tentar ser diferente e tratar o seu possível cliente como um ser humano, pode ser uma saída, mas nem sempre a única. Como disse anteriormente, é preciso estar preparado para perceber como o cliente quer ser tratado. Alguns gostam mais da objetividade, já outros preferem ter a atenção voltada para ele, por isso, cuidado ao ficar atendendo outras ligações, tente compreender e manter a exclusividade do seu atendimento.

Valor: Um bom vendedor tem obrigação de conhecer o valor e o diferencial dos seus produtos, até em relação aos seus concorrentes, pois alguns clientes podem questioná-lo sobre isso. Esteja pronto, crie táticas e utilize técnicas de vendas que envolvam todo o potencial e diferencial. Permita que o cliente conheça esse diferencial. Como conquistador de vendas, foque nos pontos fortes!

Conhecimento: O conhecimento é o ponto de partida para conseguir demonstrar segurança e dar informação aos clientes, transformando necessidades em vendas. Só é possível oferecer boas soluções ao conhecer todo o potencial de vendas e soluções empresariais.

O que vai garantir a sua comissão é um conjunto de fatores envolvidos na negociação. Tenha em mente que fidelizar o cliente a longo prazo é mais importante que fazer uma venda única. Concentre-se em vender, mas seja também um facilitador de ideias e um bom comunicador!

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
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COMENTÁRIOS

  1. André diz:

    Olá Vanessa,
    Estou passando para deixar meus parabéns e votos de sucesso.

    Super Beijo!

    André Lourenço

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