Sou gerente de projetos, e agora?

sou-gerente-projetos-agora.jpg

Existem algumas competências  e responsabilidades que são inerentes ao papel do gerente de projetos. Os profissionais que ocupam esse cargo devem ser pessoas responsáveis pelo planejamento, implantação e encerramento do projeto.

Competências importantes do gerente de projetos

Para ter sucesso nessa posição é necessário saber distribuir o tempo ao longo do projeto, conduzir reuniões,  controlar situações, criar estratégias, lidar com riscos e manter responsabilidades essenciais para o sucesso do projeto.

As competências de um gerente de projetos são distribuídas em três áreas: conhecimento, habilidades e atitudes.

Conhecimento: O conjunto de informações e aspectos técnicos, referentes à área do projeto, é o mínimo de conhecimento  para conduzir com maestria a equipe e situações vivenciadas. Além disso, o gerente de projetos deve dominar conceitos básicos como processos, metodologias, procedimentos e práticas essenciais. Não podemos nos esquecer da importância de dominar o produto ou serviço.  O conhecimento é a chave para demonstrar um diferencial.

Habilidades: O conhecimento teórico e prático devem ser profundos para que o profissional consiga aplicá-los, assegurando a eficiência das tarefas.

Atitudes:  O gerente de projetos estar atento a alguns aspectos do seu comportamento, condutas e procedimentos para que favoreça o alcance de metas e objetivos traçados. É preciso ter energia e dedicação para que a equipe se mantenha motivada.

Papéis e responsabilidades de um gerente de projetos

Todas as características essenciais ao perfil do gerente de projetos devem facilitar o cotidiano deste profissional e da sua equipe, com a finalidade de direcionar, controlar e planejar recursos, focado nas restrições técnicas, incluindo tempo e custo.  Diante dos desafios, é comum encontrar um gerente de projetos que exerça diferentes papéis e funções.

Entre os  principais papéis e características na vida de um gerente de projetos, destacam-se:

  • Capacidade para lidar com pessoas e manter os relacionamentos.
  • Conseguir manter uma comunicação eficiente.
  • Saber explorar novas oportunidades e criar novas estratégias.
  • Gerir conflitos.
  • Estabelecer prioridades e tomar decisões.
  • Motivar a equipe.

É comum encontrar certas responsabilidades durante a gestão de um projeto, incluindo:

  • Administração das etapas.
  • Elaboração de planos para o projeto.
  • Medidas corretivas.
  • Acompanhamento e controle de resultados.
  • Medição dos resultados.

Com o conhecimento dos papéis e das responsabilidades, os gerentes de projetos devem  ser profissionais aptos para conduzir reuniões, fornecer feedbacks, examinar as áreas funcionais do projeto, gerenciar uma equipe, saber identificar  os talentos e orientar corretamente.  Tudo isso fica muito mais fácil quando dominamos e  lapidamos competências, como a comunicação e acessibilidade.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*