Satisfação profissional como promotora da saúde

satisfacao-profissional-promotora-saude.jpgComo você avalia a sua vida? A vida profissional é de grande importância para ter um caminho feliz. Ter reconhecimento naquilo que é executado diariamente é vital para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade e para a satisfação profissional.  O profissional que é orientado pela satisfação, além do lucro, alcança um caminho de superação.

Satisfação profissional x remuneração

A perda da produtividade está relacionada com diversos fatores, incluindo a busca pelo dinheiro como ponto principal de uma carreira, o que tem resultado em grande infelicidade profissional.

Muitas organizações criaram uma vertente em relação ao dinheiro, como se fosse a única moeda de troca para o profissional, através de metas e bonificação. Isso é viável e ajuda sim, mas não é tudo dentro de uma vida profissional de sucesso.

Outros incentivos e motivações devem ser utilizados como “combustível” para que muitos jovens ingressem na organização. As principais empresas do mercado buscam jovens que estejam dispostos a se comprometer com o cargo, tendo responsabilidades e maturidade para lidar com diferentes situações ao longo da sua carreira.

Ganhar bem é o que esses jovens buscam, mas não é tudo. Existe uma busca consciente em relação à cultura organizacional contemporânea, onde o candidato analisa o propósito da empresa, para conseguir observar se a empresa está dentro dos valores e visões que acreditam e buscam como crescimento.

Satisfação profissional é possível?

Ter prazer pelo que se faz é o ponto de partida para quem busca crescimento. Quando surgem as tempestades e os momentos de crise, é o prazer no desenvolvimento do trabalho que dá forças para que o profissional continue firme e reagindo de forma criativa.

Existem fatores extrínsecos e intrínsecos que interferem na motivação, contribuindo para o aumento da produtividade e gerando satisfação profissional.

Conheça 5 desses fatores e faça uma avaliação da sua carreira:

  1. Identificação: Como você percebe a sua posição dentro da organização e o relacionamento com os demais profissionais.
  2. Desafio: Você encontra desafios na sua rotina? Quais são as tarefas mais interessantes que realiza? A rotina te incomoda?
  3. Autonomia: Você consegue ser responsável pelas suas atividades? Tem autonomia para desenvolver o seu trabalho ou está dependente de outros funcionários?
  4. Feedback: Você recebe retorno sobre a realização dos seus trabalhos e tarefas de forma positiva?
  5. Recompensa: Está satisfeito com as recompensas e benefícios que a empresa oferece, como promoções, participação de lucros, remuneração indireta?

O comportamento, o desempenho profissional e o reconhecimento no trabalho afetam sua saúde física e mental. Várias características individuais, como a personalidade, o estresse, a motivação, as atitudes, os valores, as habilidades são influenciadas pela relação com o trabalho e a vida pessoal, daí a grande importância de se ter satisfação profissional.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*