Resiliência e enfrentamento de desafios profissionais

resiliencia-enfrentamento-desafios.jpgPara conseguir vencer os desafios e proporcionar melhores resultados e soluções diante de situações inesperadas é preciso calma, maturidade e, acima de tudo, muita criatividade para utilizar algo fora do escopo, como uma ferramenta benéfica ao ciclo profissional. Por isso, a resiliência é uma característica cada vez mais valorizada pelas empresas

Exerça a capacidade de ser resiliente

Embora não seja comum conseguir aproveitar todas as oportunidades, um profissional que consegue demonstrar resiliência, ou seja a capacidade de superar obstáculos de forma inteligente, consegue marcar território e se posicionar de forma positiva frente aos seus concorrentes. Isso serve também para os empreendedores, ter resiliência é uma das características mais positivas no mundo contemporâneo.

O mundo não para de girar e a rapidez com que as informações e mudanças ocorrem é realmente frenética, por isso crie o hábito de se recuperar rapidamente e evite nutrir frustrações que sejam perigosas e possam levar a uma paralisia. As ações devem ser contínuas, mesmo quando os resultados não são aquilo que esperamos. A vida não deve ser construída sobre traumas, e sim sobre aprendizados. Cada erro é uma nova aprendizagem.

Os obstáculos costumam separar os profissionais medianos dos bons profissionais, afinal, é tudo uma questão de crescimento. Quem consegue superar e evitar o colapso, consequentemente cresce. Resiliência é algo que se aprende, portanto pratique!

Resiliência: como agir positivamente

A primeira reação positiva frente aos desafios é não ficar paralisado, porém, se achar que precisa de um tempo para refletir sobre a situação, não tenha receio de dizer. Analise com calma e veja os obstáculos como parte do desafio de vencer, como parte coerente da vida. Não existem caminhos retos, sem emaranhados de decisões complexas. Em qualquer organização, independentemente do tamanho, o inesperado acontece. Esteja preparado para agir.

Após um trauma, existem duas opções: ou o profissional fica paralisado e sofre com um estresse pós traumático ou aproveita a situação para experimentar um crescimento em uma nova direção. Lições devem ser retiradas das situações, sejam individuais ou em grupo, e compartilhadas para motivar o crescimento.

Empresas vem apostando na disseminação do conhecimento sobre resiliência como forma positiva para contribuir na formação da sua equipe, favorecendo o aumento  de profissionais que possuem uma maturidade emocional e que contribuem para a realidade corporativa, visto que imprevistos sempre vão acontecer.

Otimismo é a chave para conseguir trilhar um caminho longo e de sucesso.  A dinâmica do mundo empresarial deve servir como motivação e ser claramente exposta aos funcionários para que eles não criem expectativas que não existem. Ter uma política transparente é importante e ajuda na formação do perfil profissional dos membros da equipe.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

COMENTÁRIOS

  1. EXELENTE, FELICIDADES

DEIXE SUA OPINIÃO

*