O papel das redes sociais na busca por um emprego

redes-sociais-emprego.jpgA vida acontece na internet, ninguém mais duvida disso e as empresas, assim como os usuários, estão de olho em tudo o que acontece, acompanhando as tendências e realizando contratações através de redes sociais e profissionais formados online.

Quem tem interesse em usar essas redes sociais e profissionais para conseguir um emprego, deve partir do princípio que é necessário

gerenciar, participar e cuidar da sua imagem na rede virtual diariamente, pois esses portais funcionam como uma vitrine na web.

Redes sociais e networking

Hoje em dia, é comum ouvir casos de profissionais que fizeram contato via online com o recrutador ou com a empresa e conseguiram uma boa oportunidade de emprego pelas redes sociais.

Além das ferramentas como grupos de empregos, portais que oferecem vagas, as redes sociais de networking Linkedin ou Plaxo facilitam a vida do candidato, ajudando a conquistar uma oportunidade de emprego.

Os recrutadores estão de olho nesses serviços e, cada vez mais, utilizam essas redes para analisar o perfil profissional do candidato, assim como suas principais características. Por isso, preste atenção e tenha alguns cuidados:

  • Use uma foto 3×4 ou que não seja extravagante para não espantar o recrutador ou causar uma sensação equivocada.
  • Cuide para evitar erros de português em suas postagens e, também, ao enviar um e-mail para abordar um contato.
  • Evite postar mensagens de ódio, que expressem emoções negativas ou que possam prejudicar a sua imagem.
  • Sempre seja educado ao receber um contato ou um e-mail e procure dar atenção a sua rede de networking.
  • Seja presente e faça contato com os seus possíveis recrutadores, agradeça o convite ou o aceite do contato.
  • Não faça propaganda enganosa, coloque apenas informações verídicas.
  • Antes de incluir um contato na sua rede social, pense bem! Evite colocar pessoas com as quais você não tem relacionamento.
  • Jamais faça troca de recomendações, isso pode desvalorizar o seu perfil.
  • O currículo em inglês só deve ser preenchido quando realmente se domina o idioma.

Sites que facilitam a recolocação profissional e a busca pelo primeiro emprego

Quem procura uma oportunidade profissional não pode ficar de fora e deve fazer uso de ferramentas que facilitem o acesso às informações de vagas e, também, à formação de  networking que facilita o acesso às entrevistas e programas de seleção profissional.

Para ficar bem informado sobre as vagas de emprego, é necessário fazer um acompanhamento das redes sociais, incluindo as empresas de recursos humanos e empresas que o profissional admira e sonha fazer parte.

Entre essas empresas, sugerimos o uso de alguns portais que facilitam a vida do usuário:

  • Vagas: Além dos sites particulares que divulgam vagas, existem vários portais gratuitos e que fazem um trabalho sério divulgando vagas, como é o caso do portal  www.vagas.com.br
  • Adzuna: Recentemente, no Brasil, foi lançado um novo portal chamado Adzuna que também facilita a vida do candidato. Este portal realiza uma pesquisa em vários outros portais, tanto gratuitos como pagos, reunindo tudo em um único espaço.  Ao entrar no adzuna, o usuário pode fazer a pesquisa através do nome da empresa, função ou emprego e aliar essa busca com a localização que ele deseja. O portal funciona no endereço www.adzuna.com.br.

Vale lembrar que esses sites podem ajudar, porém é preciso dedicação diária para conseguir um emprego, já que a oferta de profissionais no mercado é grande. Realize pesquisas em diferentes portais e envie vários currículos todo dia!

 

 

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*