A rede de contatos na busca por emprego

rede-de-contatos-busca-emprego.jpgNetworking é fundamental. Ter conexões é um dos caminhos mais seguros e rápidos para conseguir ser contratado. Mas, como conseguir criar uma rede de contatos e usa-la de forma eficaz? Como atingir o seu objetivo utilizando os seus contatos? Existe alguma técnica para atravessar essa ponte?

Não existe receita pronta, mas algumas dicas e pontos são importantes para conduzir você ao sucesso.

Como aproveitar melhor a sua rede de contatos

Contato individual: Sempre que for abordar um possível contato, jamais encaminhe e-mail em massa. Encaminhe todos os e-mails de forma individual, personalizando cada um. Essa é a única forma de conseguir obter um retorno.  As pessoas tendem a responder diretamente, quando o e-mail é individual e personalizado. Caso perceba que o e-mail foi copiado, ou é padronizado para qualquer um, o destinatário pode achar que é um spam, ou resolver ignorar.

Objetividade: Esclareça o que você está procurando. Não tenha receio de pedir ajuda na busca por emprego, seja claro e defina o tipo de vaga que você está interessado, isso vai ajudar a compreender quem são os contatos que vão lhe ajudar. Seja específico se você deseja que seu colega apresente um gerente de outra empresa, pergunte diretamente. Enrolar só vai tornar o contato duvidoso e você pode não chegar ao objetivo que deseja.

Todo mundo é um possível contato: Quem está desempregado deve ver todas as pessoas da sua rede de contatos como uma possível fonte de informação e conexão. É melhor tentar o contato com todos, pois nunca se sabe quem é que vai lhe estender a mão e abrir uma nova porta para você. As suas chances aumentam quando você aborda um número maior de pessoas.

Resumo: É importante inserir um resumo do seu currículo, de forma direta, para conseguir chamar atenção do seu contato. Quem preferir, pode também anexar o seu currículo. Não se sinta envergonhado, seja corajoso e aborde sua rede de contatos de forma positiva.

A rede de contatos deve ser trabalhada constantemente, não apenas quando você precisa de alguma coisa. Uma das melhores formas de trabalhar a sua rede é se fazer presente através das redes sociais, conversar, ter disponibilidade e estar acessível para seus contatos. E, sempre que for abordado, aproveite para responder. Afinal, amanhã você poderá precisar deste contato para conquistar uma nova oportunidade.

Com comunicação e simpatia é possível alcançar grandes objetivos!

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

COMENTÁRIOS

  1. UPgrando diz:

    Compartilhamento de sacadas que vão melhorar o seu desempenho profissional e pessoal. Por que a contínua atualização produz mentes brilhantes!

DEIXE SUA OPINIÃO

*