Quando e como recompensar funcionários

quando-como-recompensar-funcionarios.jpgO reconhecimento dentro de uma organização é um aspecto importante para o crescimento e desenvolvimento dos profissionais. Cada empresa tem um modelo para recompensar funcionários e nem sempre esse sistema tem relação com dinheiro. Tudo vai depender da política da empresa e se existe ou não capital disponível para esse tipo de ação.

Por que recompensar funcionários?

Motivar os funcionários é estratégia fundamental para que os objetivos sejam realizados com maestria. Porém, o processo de reconhecimento, para ter eficiência, precisa ser feito por líderes e gerentes que ajudam a elevar a estima dos profissionais. Os programas para recompensar funcionários devem ser implantados e mantidos, para conquistar o respeito dos trabalhadores.

O momento do reconhecimento é importante nesse processo: quanto antes for feito tal reconhecimento, maiores serão as chances do profissional repetir o desempenho desejado. Porém, qualquer reconhecimento deve ser feito mediante um comportamento. Não crie programas para recompensar funcionários que agradem os mesmos, crie programas que reconheçam o crescimento e a conquista de metas pelos profissionais e com isso a empresa obterá melhores resultados.

Acompanhar o desempenho dos profissionais deve ser parte da rotina de um bom líder. O gestor deve ter certeza de que os profissionais estão trabalhando de acordo com o limite das suas capacidades.

Algumas vezes, dar uma oportunidade para o profissional iniciar um trabalho diferente pode ser uma maneira de recompensá-lo e motivar seu desenvolvimento pessoal.

Como recompensar os funcionários?

Algumas formas de recompensar funcionários e de reconhecer seu trabalho são valorizadas pelos profissionais, resultando em melhores desempenhos. É sabido que a participação e o envolvimento dos funcionários é um dos métodos mais comuns e valorizados, porém outras ações também o são:

  • Os profissionais precisam ter autoridade sobre seu trabalho.
  • O apoio frente a um erro é importante.
  • Quando for possível e não atrapalhar o rendimento, seja flexível com os horários.
  • Promova oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento.
  • O gestor deve ter disponibilidade para dar e ouvir feedback, além de ser acessível para todos os funcionários.
  • Reuniões periódicas com a equipe ajudam a elevar a motivação dos profissionais.
  • Observe o profissional e veja como ele prefere receber o elogio, alguns funcionários introvertidos podem preferir receber elogios por escrito, enquanto outros preferem o reconhecimento público.

Quando o ato de recompensar funcionários for feito mediante um prêmio, esclareça as regras e reflita bem sobre qual é o momento crucial para implantar esse método. Devido à crise econômica em muitos países, muitas organizações têm repensado a forma de recompensar funcionários.

Quando for possível criar um programa de crescimento profissional, seja na horizontal ou vertical, o líder deve se certificar que todos conhecem o programa e que as regras sejam transparentes, para não gerar o efeito inverso.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
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COMENTÁRIOS

  1. jarde pereira diz:

    Ótimo gostaria de receber esse material em meu e-mail.
    E se possível outras ideias
    Obrigado

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