Profissões em alta para 2014

profissoes-em-alta-2014.jpgQuais são as profissões em alta em 2014, suas características e perspectivas? Algumas posições são realmente melhores do que o resto. As melhores oportunidades de emprego são aquelas que conjugam uma remuneração atraente, equilíbrio entre trabalho e vida pessoal e segurança profissional. Veja quais são as apostas de profissões em alta em 2014 e esteja pronto para planejar e desenvolver sua carreira.

Top 10: Profissões em alta em 2014

Algumas oportunidades estão em alta no mercado de trabalho que é influenciado por diferentes parâmetros, como por exemplo o crescimento econômico e desenvolvimento de novos mercados, assim como a ausência de profissionais qualificados e com capacidade para atuarem no segmento.

A experiência é um dos fatores mais importantes para definir um bom profissional. Para alcançar o domínio da sua carreira, faça estágio, participe de programas voluntários e coloque em prática o conhecimento adquirido na universidade.

Veja alguma das profissões em alta em 2014:

  1. Programador e analista de sistemas;
  2. Dentista;
  3. Enfermeiro;
  4. Desenvolvedor web;
  5. Analista da informação e segurança;
  6. Administrador de banco de dados;
  7. Médico;
  8. Terapeuta ocupacional;
  9. Engenheiro civil;
  10. Engenheiro mecânico.

Características das profissões em alta

Conheça um pouco sobre as primeiras do ranking das profissões em alta, com perspectiva de mais oportunidades em 2014:

Programador e analista de sistemas: Primeiros no ranking das profissões em alta, os profissionais que trabalham com o desenvolvimento de softwares, analistas e programadores devem aproveitar o momento. É preciso conhecer sobre design de software, banco de dados, jogos e redes sociais.  Segundo o “Bureau of Labor Statistics”, 140 mil novos cargos devem ser criados antes de 2022. Entre as posições que recebem as melhores remuneração, destacam-se os engenheiros de software. Além do diploma de bacharel, é importante conhecer as ferramentas recentes, dominar linguagens de programação distintas, assim como obter determinadas certificações. Já quem deseja ser analista, é importante dominar como os sistemas interagem e sobre fluxos de processos.

Dentista: A preocupação com a saúde bucal está em alta.  Além de atuar em consultórios particulares, os dentistas têm oportunidades garantidas em ambulatórios ou clínicas. Esses profissionais conseguem uma boa remuneração em determinados centros. O treinamento prático é o que vai definir a qualidade do profissional. A vantagem de atuar nessa profissão é que o nível de estresse é considerado mediano e existe alta flexibilidade. A crescente preocupação com a saúde tem levado mais pessoas a procurarem os centros odontológicos, já que várias doenças já foram associadas a presença de micro-organismos bucais.

Enfermeira/o: A crescente oferta de empregos nessa área tem atraído vários estudantes que, após a sua formação, são rapidamente absorvidos pelo mercado. Apesar de ser um trabalho com baixa flexibilidade e um nível de estresse acima da média, os enfermeiros qualificados conseguem emprego facilmente, pois a oferta é sempre maior do que a procura.

Desenvolvedor web: O aumento e a popularização da internet no mundo todo abriu o mercado para esse profissional. Entre as profissões em alta, um talentoso desenvolvedor web é responsável pela concepção, codificação e modificações de sites, como o desenvolvimento de layout de acordo com as necessidades dos clientes. O número de Software Houses no Brasil e de Startups interessadas nesse profissional cresceram muito nos últimos anos. Empresas tradicionais e pequenas, além de novos empreendedores, ampliam as oportunidades para esses profissionais no mercado, em 2014.

Conhecer a tendência de valorização das profissões auxilia no planejamento e desenvolvimento da sua carreira. Esteja sempre atento às mudanças do mercado e adapte-se a elas!

Sobre Thais Tosetto

Doutora em Engenharia de Produção (PPGEP/DEP/UFSCar), Mestre em Engenharia de Produção (PPGEP/DEP/UFSCar) e graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos. Possui dez anos de experiência em consultoria e treinamentos para empresas públicas e privadas, como Embraer, Petrobras e Johnson&Johnson no Brasil. Atuação internacional nas empresas Anglo American/ Mutual CChC no Chile e Alpargatas/ La Caja na Argentina. Mais de 5 anos de docência em cursos de graduação e pós-graduação no Brasil e exterior.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*