Processo seletivo: selecionando o candidato perfeito

processo-seletivo-candidato-perfeito.jpgSaber selecionar o candidato que atende aos requisitos da vaga em aberto é uma exigência não apenas do recursos humanos mas também dos gestores envolvidos no processo seletivo. Todo líder deve conhecer a estrutura de um recrutamento, assim como os testes e características que fazem parte de um processo seletivo, afinal nunca sabemos quando teremos que realizar um recrutamento sem o apoio do RH.

Como iniciar o processo seletivo

Antes de iniciar o processo seletivo, é preciso descrever qual é a vaga que você possui, assim como o perfil do candidato, detalhando cada requisito que o mesmo deve possuir para ocupar a vaga, pois é através dessa descrição que o processo seletivo deve prosseguir.

Com a farta oferta de profissionais existentes no mercado, o processo seletivo pode ser um pouco mais demorado e exigir atenção redobrada desde o momento da triagem até a última entrevista. Separar o trigo do joio é um trabalho complicado, mas que rende bons frutos no futuro.

A seleção começa quando os primeiros currículos são escolhidos. Analise com cuidado o perfil do candidato e, em caso de dúvida, sempre faça uma pré-seleção via telefone, para confirmar a experiência e as informações expostas no currículo. Essa etapa costuma ser o primeiro obstáculo para os candidatos.

Perguntas para usar no processo seletivo

1. Onde você se vê em cinco anos?

A forma com que o candidato responde essa pergunta, certamente favorece o processo seletivo, ajudando a determinar se ele é ou não o candidato certo para o trabalho.

2. O que estimula e atrai a respeito da sua personalidade?

Essa questão ajuda a descobrir como o candidato se relaciona com a sua vida. Observe se e o candidato possui objetivos traçados, se ele é muito perfeccionista, enfim, tente ver quais são os aspectos que fazem conexão com o perfil da vaga.

3. Pergunte sobre o comprometimento profissional do candidato em outras experiências.

Essa é uma oportunidade para observar se o candidato demonstra compromisso com as responsabilidades assumidas no passado. O candidato que não demonstra comprometimento certamente pode prejudicar a organização. Quando um candidato tem a capacidade de estabelecer compromisso, então qualquer desafio pode ser vencido no futuro.

4. Observe e faça questões sobre os valores do candidato.

Esse parâmetro é importante, pois é nesse momento que o recrutador deve analisar se os valores do candidato estão de acordo com a Companhia.

5. Como o candidato utiliza sua inteligência e quais suas principais habilidades.

O candidato promissor é aquele que demonstra criatividade e habilidade para resolver problemas.  Peça exemplos vivenciado nas antigas posições de trabalho.

6. Questione o candidato sobre seus desejos e objetivos.

Solicite que o candidato aponte seus desejos profissionais demonstrando o que falta em sua personalidade para conquistar seus objetivos.

A escolha do candidato certo vai depender da organização e do andamento do processo seletivo, quanto mais eficiente for o processo, menor será o risco de contratar o profissional errado.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*