Presença nas redes sociais: problema ou solução?

presenca-redes-sociais.jpgO jovem candidato e profissional deve ficar atento para não se perder entre os limites impostos pela realidade e o uso excessivo das tecnologias. Necessárias, por conectarem pessoas e disponibilizarem conhecimentos, é preciso cuidado ao utilizar as redes sociais para não se prejudicar no ambiente corporativo.

Conduta ideal no mundo virtual

Algumas empresas liberam o uso de redes sociais e mensageiros, mas claro que a conduta deve ser guiada pelo bom senso. Já existem casos de candidatos perdendo oportunidade de emprego, após a visita dos recrutadores as suas páginas nas redes sociais.

A visualização de uma postagem censurável, ou uma foto bêbado, podem ser suficientes para impedir a sua entrada em uma nova vaga de emprego. Existem diversas condutas que ajudam a preservar sua imagem e, por outro lado, podem favorecer a conquista de um emprego. Por isso, aproveite essas dicas:

  • Ser proativo ao gerenciar suas atividades e imagem através das redes sociais, é um ponto positivo.
  • Coloque suas ideias para fora e ganhe respeito. A oportunidade para alcançar pessoas através das redes sociais é imensa.
  • Faça uma escolha consciente sobre como usar as mídias sociais, dessa forma elas podem favorecer a continuidade da sua carreira.
  • Cuidado com a sua privacidade, com a internet é difícil mantê-la, sendo necessário assumir seus atos em público. Cuidado com o que posta ou insere nas redes sociais.
  • Decida quais os canais de comunicação vão ajudá-lo a se sair melhor, existem vários: Twitter, Linkedin, Facebook, entre outros.
  • Construa sua marca pessoal, participe das conversas em sua área de atuação, busque conteúdos que tenham relação com sua carreira. Crie um blog, ou outra conta nas redes sociais, sobre um tema específico.
  • Demonstre seu conhecimento através das tendências digitais. Quem acompanha as notícias e novidades do seu mercado, está sempre a frente. Usar redes sociais e outras ferramentas ajuda nessa complementação.
  • Aprenda com a rede digital, poste informações, troque conhecimento com outras pessoas, forme novas redes de contato.

Cuidados ao usar as redes sociais

Antes de iniciar uma vida digital intensa, comprometa-se em usar as redes sociais para fins profissionais e aproveite para descobrir quais os melhores espaços que ajudam a obter informações, trocar experiências e formar uma boa rede de contatos na sua área de atuação. É possível mostrar especialidade em uma determinada área e, simultaneamente, participar de outras conversas.

Esteja presente nas redes sociais, é importante participar ativamente, compartilhando dicas, experiências, fornecendo links interessantes… A geração de conteúdo é uma das maiores oportunidades para estabelecer a sua especialidade sobre determinado assunto.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*