Preparação para entrevista de emprego

preparacao-entrevista-emprego.jpgA entrevista de emprego é o momento mais importante na vida do candidato em um processo seletivo. É nessa etapa que a sua vida profissional pode ou não mudar de rumo, por isso todo cuidado é pouco.

Não é possível deduzir quais serão as perguntas ou como será composto o processo seletivo, porém, todo candidato deve ter em mente que o processo seletivo é uma ferramenta que a empresa utiliza para conseguir qualificar os futuros profissionais que irão ocupar um determinado cargo na empresa.

O candidato deve estar preparado para responder às mais inusitadas questões. Para conseguir um resultado positivo na entrevista de emprego é importante ficar tranquilo e desenvolver a consciência de que, além de estar sendo avaliado, você pode estar concorrendo à vaga com outros candidatos.

Preparação para entrevista: 8 dicas para entrevistados

Quando falamos em preparação para uma entrevista, temos que levar em consideração o fato de que não existe um padrão para ser seguido e que cada processo seletivo é único e diferente. Porém, algumas informações e detalhes ajudam o candidato. Atente-se para algumas dicas! 

  1. Pesquise sobre a empresa, produto, concorrentes e tendências do mercado.
  2. Conheça bem seus pontos fortes e fracos, caso seja questionado sobre isso, é melhor ter um ponto de vista realista e honesto.
  3. Ter boas perguntas para fazer na entrevista é positivo.
  4. Conheça o seu currículo.O profissional que terceiriza o desenvolvimento do seu currículo pode ter dificuldade de falar sobre suas próprias qualificações, isso porque alguns redatores podem modificar as palavras e ações e ao ser questionado sobre determinada função é preciso falar muito bem sem transmitir insegurança.
  5. Dizer com precisão qual é o seu objetivo é importante. Esteja preparado para discorrer sobre seus objetivos de longo e curto prazos. Muitas vezes a empresa pode avaliar se seus planos estão condizente com o plano da organização.
  6. Imagine quais perguntas você faria se estivesse no lugar do entrevistador. Geralmente essa é uma ótima forma de visualizar possíveis respostas e questionamentos.
  7. Caso esteja concorrendo para cargos relacionados a vendas é importante ter números e resultados referentes às suas antigas experiências para apresentar para seus entrevistadores.
  8. Muitos selecionadores gostam de questionar sobre um momento de fracasso na sua carreira, porém, o fundo da questão pode ser mais importante do que o questionamento em si. É comum que eles estejam avaliando a resiliência do profissional, por isso esteja preparado para lidar com questionamentos que não são tão confortáveis de serem respondidos.

Qualquer questionamento que apareça durante a entrevista tem apenas o interesse de conseguir analisar o melhor candidato, afinal um processo seletivo fraco ou mal elaborado compromete o futuro da organização. O papel do entrevistador é selecionar o melhor para o cargo em questão.

 

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*