O preço e os desafios de empreender

preco-desafios-empreender.jpgQuem pensa que empreender é ficar rico engana-se. Sim, o destino pode até ser esse, mas a caminhada é muito mais do que isso. É uma montanha russa! O caminho é cansativo e a jornada árdua.

Obstáculos comuns na vida de um empreendedor

Ao empreender é comum arriscar-se por caminhos tortuosos, por isso é melhor estar preparado, alguns empreendedores chegam à beira da ruína financeira, podem sofrer um colapso mental e, para conseguirem se levantar dessa situação, só mesmo com muita paciência e um comportamento equilibrado.

A pior crise ao empreender é, sem dúvida, a vida financeira. Quando a linha de crédito estoura, quando você não tem mais nada para vender, e já se humilhou para parentes e conhecidos em troca de um empréstimo, isso realmente é desanimador e pode romper os sonhos de um empreendedor, se ele não for realista.

Noites sem dormir, abdicar de luxos ou trabalhar por mais tempo são só algumas das situações já vivenciadas por muitos empreendedores que hoje são referência de sucesso no mercado.

A ansiedade para e a vida começa a fluir quando começa a entrar dinheiro. Entre a ansiedade e o desespero sobrevive o mais forte! Muitos empreendedores ainda têm receio de admitir que isso faz parte da vida profissional que escolheram. Muitos empresários preferem manter um comportamento gerenciado de impressão.

Realidade ao empreender

Sim, a pressão é grande no mundo dos negócios, por isso, é preciso ter uma saúde mental boa para empreender. Lutas internas, para tentar combater a depressão e a ansiedade que essa vida pode causar é normal entre os empresários.

Jamais encare uma falha ou uma falência como a sua morte. É normal que isso aconteça e mais de uma vez, por isso, esteja pronto para recomeçar e cuidado ao investir!

Até mesmo os empreendedores mais bem sucedidos e os mais carismáticos passam por dificuldades e problemas emocionais, como sensações de desespero e ansiedade. Se isso acontecer, busque ajuda. Sentir-se envergonhado por alguma situação ou reconhecer que o momento é de fraqueza, pode ser saudável.

Empreender é um trabalho estressante e durante muitos momentos você irá vivenciar turbulências, não só financeiras, como de gestão e que irão esbarrar no emocional. Fazer malabarismo para desempenhar diferentes papéis, administrar os clientes, os parceiros de negócios, lidar com a folha de pagamento e os objetivos corporativo são só algumas das obrigações do empreendedor.

Não seja negligente com a sua saúde, manter hábitos saudáveis como a prática de esportes, alimentação balanceada, pausas entre as atividades e buscar ajuda sempre que perceber necessidade, não é sinal de fraqueza, e sim consciência e coerência. É preciso equilibrar a vida para que nenhum dos lados fique pesado demais.

Conhecer o temperamento e saber lidar com suas limitações pode ser a chave do sucesso empresarial. Busque conhecer a si mesmo e trabalhar os aspectos mais fracos do seu temperamento. Não é fraqueza falar sobre o que está incomodando, não é fraqueza buscar ajuda, fraqueza é ver o buraco se abrir e não fazer nada! Se você caiu, então é hora de arrumar a situação e seguir em frente.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*