Planejamento de Marketing: 7 fundamentos

planejamento-de-marketing-7-fundamentos.jpgSe está pensando em desenvolver um planejamento de marketing para sua microempresa, o ideal é pensar em um quadro moderno coerente com a filosofia, finalidades, valores e missão da organização.

Como deve ser o planejamento de marketing?

Antes de iniciar o planejamento, faça um esboço sobre o que é importante rever para definir suas bases empresariais e quais são os objetivos fundamentais que deseja atingir. Isso é essencial para começar um planejamento de marketing.

Definir os pilares dessa construção é ponto importante para a sequência de fatos que virão a seguir. Detalhar os aspectos da missão e estratégia é o que fará a diferença ao validar seu planejamento. Todo desenvolvimento de metas e objetivos deve ser realizado junto com a equipe, afinal, não é possível supor situações, é preciso conhecimento aprofundado para definir metas reais.

Estabelecer processos é mais do que fundamental, é o que vai fazer com que tudo funcione. Quem vai fazer o quê, como será realizado, quais as ferramentas disponíveis e as responsabilidades individuais precisam ser definidas nessa etapa.  As decisões devem ser claras e coerentes.

Consulte, envolva as pessoas, consiga extrair diferentes versões e pontos de vista. A participação e a colaboração, além de contribuir para a construção de uma estratégia realista, ajuda no desenvolvimento das equipes e é bom para o clima organizacional.

Passos do planejamento de marketing

O ideal é começar o planejamento a partir dos seguintes fundamentos:

  1. Indicadores: definir indicadores é essencial para avaliar o desempenho das atividades.
  2. Metas: Defina metas mensuráveis. As estratégias, responsabilidades, funções, departamentos, prazos e medidas devem ser bem estabelecidos para que as ações funcionem.
  3. Estratégia: Reflita sobre como será o caminho para alcançar os resultados esperados. Defina todos os passos, as ferramentas para mensurá-los e os critérios necessários para executar as estratégias.
  4. Objetivo: O objetivo principal deve ser claro, assim como o planejamento dos passos para alcançar esse resultado.
  5. Missão: Essa é a etapa onde deve estar claro como a organização pretende alcançar o que se deseja. Hora de pensar nos clientes, fornecedores, parceiros e funcionários.
  6. Visão: Deve transmitir os valores e a filosofia da organização, definindo para onde a empresa segue, o seu diferencial e como a empresa deseja ser lembrada pelos envolvidos. Defina uma visão realista.
  7. Valores:  Envolve a ética, integridade e qualidades comportamentais devem fazer parte dos valores da empresa.

O planejamento de marketing deve ser condizente com a filosofia, ou seja como a organização quer se relacionar com o mundo, através dos seus propósitos e aspirações.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
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