Planejamento de carreira: onde vou estar daqui 5 anos?

planejamento-carreira-daqui-5-anos.jpg

Qual a importância de esclarecer para si mesmo seus planos e aspirações de  carreira?

Essa pergunta faz parte de muitos processos seletivos, portanto é importante ter noção e confiança sobre seu futuro, para se sair bem nas entrevistas e para conquistar o que almeja.

Importância do planejamento da sua carreira

Saber o que queremos na nossa vida profissional é essencial para conseguir elaborar um bom planejamento de carreira. É comum que exista cobrança em relação ao futuro. Essa preocupação diz um pouco mais sobre o candidato e sobre o que ele deseja na sua vida, por isso algumas empresas incluem essa pergunta no seu processo seletivo: Onde você vai estar em cinco anos?  Essa pergunta pode parecer difícil de responder, principalmente pela falta de estabilidade oferecida pelas empresas nos dias atuais, porém é importante pensar em sua carreira, independente da empresa que você atua, e a resposta deve ser clara e direta, que é o que todos esperam.

Para conseguir esclarecer essa resposta para qualquer pessoa, é preciso primeiro esclarecer para si mesmo o que você aspira e o que você deseja para sua carreira profissional. Para conseguir uma ideia clara sobre seu futuro, reflita sobre a questão, só assim será possível ter uma resposta significativa.

Existem três informações importantes que devem fazer parte do seu pensamento, enquanto você tenta definir onde estará daqui cinco anos:

  • Quais são seus valores?
  • Quais são seus objetivos?
  • O que está fazendo para chegar lá?

Esses pontos são essenciais para descobrir onde você quer estar, por isso considere refletir e anotar suas respostas, para conseguir alguma conclusão.

Para estabelecer uma visão profissional é preciso saber aonde você quer chegar, o que de fato você almeja em sua carreira, encarando os verdadeiros motivos pelos quais você tem aceitado participar de determinados processos seletivos. Para ter certeza das suas respostas, analise bem todas as posições que já ocupou em sua carreira e o quanto você foi feliz durante a atuação em outras vagas.

Observe também quais as funções nas quais você mais gostou de atuar e os motivos que te levaram a sentir felicidade naquele momento da sua vida profissional.  É comum que as pessoas levem um tempo atuando em determinada vaga e de repente decida voltar a sua vida para outro papel. Mas, lembre-se, mesmo que você deseje ocupar o topo é preciso passar um tempo ocupando posições semelhantes ou básicas para conseguir chegar a um cargo superior. Sinceridade e paixão devem ser combustíveis para conseguir alcançar novos objetivos em sua carreira.

Como saber onde quero estar daqui cinco anos

É preciso entender bem o tipo de pergunta que está sendo elaborada pelos recrutadores antes de responder, pois muitas vezes a pergunta que está sendo feita tem duplo significado! Um gerente de contratação pode mencionar que ele precisará no futuro de um profissional daqui seis meses para substituir alguém importante na empresa, porém ele pode estar apenas tentando descobrir quanto tempo você pretende ficar dentro da empresa ou se você tem interesse em crescer dentro da organização.

Daqui cinco anos você quer estar em uma posição que te deixa feliz ou quer seguir em frente de acordo com as oportunidades que podem surgir? Quem sabe aonde quer chegar deve procurar e pesquisar quais funções e experiências precisa obter para ocupar tal cargo, isso ajuda a escolher melhor uma oportunidade de emprego. Agora, quem ainda tem dúvidas, pode responder a esta pergunta dizendo um pouco mais sobre as habilidades que acredita serem importantes adquirir, como um estrategista ou na gestão de pessoas. Quem demonstra interesse em aprender e busca crescer na sua carreira, tem mais chance de ser contratado e conseguir novas promoções.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

COMENTÁRIOS

  1. Excelente post!
    Planejar e idealizar são ações importantes quando se almeja sucesso na carreira, mas de nada adiantam se faltar humildade para reconhecer a necessidade de melhorias durante o presente. É necessário observar o hoje para desenhar o amanhã, principalmente quando se trata de desenvolvimento na carreira profissional.

DEIXE SUA OPINIÃO

*