Personalidade e sucesso profissional

personalidade-sucesso-profissional.jpgEstá buscando crescimento profissional? Quer mesmo ser líder em sua carreira e ter sucesso? Já tem um bom planejamento, mas falta alguma coisa para alavancar suas metas e realmente alcançar o alvo? Já parou para analisar a sua personalidade?

Personalidade & sucessso

Vamos definir o que é personalidade, certo? Personalidade é o conjunto de características que determina como uma pessoa é, e tem relação direta com a forma que ela vai gerir seus relacionamentos, seu padrão de pensamento e individualidade. Ou seja, é a forma como cada um de nós nos diferenciamos uns dos outros. É quase como uma faceta única, já que podemos ser parecidos com outras pessoas, mas jamais 100% iguais.

Dizem que é preciso ter uma personalidade forte, uma personalidade única, ter postura, ser um profissional de opinião, enfim, são muitas referências e posturas observadas em um profissional de sucesso. Independente do que dizem sobre personalidade, algumas atitudes e características podem ser responsáveis por ajudar a alavancar a sua carreira.

Então, estamos dizendo aqui que é preciso observar a sua própria personalidade e ver quais são as atitudes que estão sendo coerentes e condizentes com seus planos e não para você forçar uma natureza que não possui.

Tudo na vida é uma questão de escolha! Em cada área de nossa vida, somos um personagem, vestimos uma conduta, e para ter sucesso essas condutas devem ser condizentes com os objetivos e papéis desempenhados.

Personalidade profissional

Para começar, o traço que vou citar é a consciência.  Ser consciente do que você é, quais são suas limitações, quais os pontos fracos, os pontos fortes, o que é preciso melhorar é o traço mais importante para quem deseja o sucesso. Sem isso, nenhum outro traço será possível ser alcançado.

Essa é uma característica que deve ser levada por todo o seu processo de desenvolvimento. Desde a formação até a aposentadoria, em todas as etapas, e não só na vida profissional. Ser consciente é despertar o melhor que temos dentro da gente.

As pessoas conscientes demonstram responsabilidade, realizam os melhores trabalhos, permanecem em relacionamentos longos, obtém as melhores notas na escola, se alimentam bem, praticam exercícios, cuidam da sua saúde.

Desenvolver um trabalho detalhado, conseguir dar atenção aos colegas, manter a organização, planejar a rotina com antecedência, trabalhar duro e ver os desafios como impulso para o crescimento, tudo isso ajuda a decolar a carreira!

Existem várias pesquisas que já foram realizadas sobre como a relação de consciência tem afetado o sucesso profissional das pessoas. Indico uma pesquisa muito interessante, um estudo publicado na American Journal of Sociology dos autores Melvin L. Kohn e Carmi Schooler: Job Conditions and Personality: A Longitudinal Assessment of Their Reciprocal Effects.

 

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*