Perfil profissional: 10 características de futuros líderes

perfil-profissional-10-caracteristicas.jpgMudanças vem ocorrendo quando o assunto é liderança: as corporações buscam mais em seus candidatos, e estes, por sua vez, mudam a direção de sua carreira na busca por conhecimentos para se tornarem cada vez mais competitivos no mercado. Então, o que esperar? Como se preparar para ter o perfil profissional esperado para liderança do amanhã?

Perfil profissional de um líder de sucesso

A escolha do perfil profissional de um líder vai depender sempre de muitos fatores. É importante conhecê-los e estar antenado às mudanças do mercado, pois, estas informações impactarão a condução do seu trajeto profissional.

Veja as características fundamentais observadas no perfil profissional de futuros líderes:

  1. Nem todo consultor ou executivo é um líder de nível CEO. É preciso considerar muitos outros fatores, antes de definir tal posição.
  2. Um bom executivo deve saber analisar os problemas complexos, identificar soluções e saber implementar as mudanças necessárias.
  3. Só possuir formação não é tudo. Além da qualificação formal, é importante ter motivação e saber liderar uma equipe, transformando seu pessoal em profissionais altamente qualificados, respeitando as diferentes habilidades de cada um.
  4. O profissional que não tem medo de tomar decisões e de arriscar-se, apresenta mais chances de ser considerado líder e chegar a um cargo de CEO.
  5. Aqueles profissionais que atuam diretamente na estratégia das organizações, tendem a ter mais sucesso como líderes.
  6. Observar as alavancas que movem os executivos é uma ferramenta importante para quem trabalha diretamente com esses profissionais.
  7. Para algumas organizações, o conhecimento e a experiência são de extrema importância no perfil profissional, no entanto, tenha em mente que apenas conhecer os clientes da organização não lhe qualifica para um cargo de tão alta responsabilidade.
  8. Candidatos que demonstram iniciativa, costumam ter maiores chances de gerar impactos positivos.
  9. A presença global e o conhecimento sobre gestão de risco e tecnologia são essenciais no perfil profissional, para ter um bom desempenho em altos cargos.
  10. Manter a comunicação clara e abrangente é parte do que as empresas esperam em um bom líder.

Os consultores tendem a analisar os problemas e resolvê-los em um curto espaço de tempo e, muitas vezes, isso faz com que eles exerçam habilidades que ajudam a conectar diferentes pontos e situações complexas dentro da organização.

O líder deve saber analisar situações e selecionar o que é realmente importante. Outro fator essencial para ser um grande líder é aprender com urgência a operar naturalmente em ambientes de projetos.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*