Onde você se vê daqui a 5 anos?

onde-voce-se-ve-daqui-a-5-anos.jpgOnde você se vê daqui a 5 anos? Essa é uma pergunta que em algum momento vamos ouvir, seja em uma entrevista, ou em uma conversa como nosso gestor. Independentemente disso, esse questionamento deve ser feito. Afinal, devemos ter um planejamento profissional como guia para nossa carreira. E você, já sabe a resposta?

Planejamento profissional

Essa pergunta pode ser decisiva em uma entrevista de emprego. O concorrente pode ser contratado no seu lugar. Quando um recrutador inclui a questão “onde você se vê daqui a 5 anos?” na entrevista, ele quer saber se o candidato tem seus objetivos alinhados com a organização. Por isso, ter um plano realista é importante e faz a diferença.

Alguns profissionais de RH sugerem que a resposta a essa pergunta é crucial e pode dizer muito sobre seu perfil, abrindo uma discussão e uma possibilidade de analisar sua competência, dedicação, ética e até a lealdade para com a organização.

Então, o que você deve responder a essa pergunta? Quais seriam os pontos importantes para fazer a resposta ser relevante? Ter metas e refletir sobre seus objetivos é parte importante do planejamento profissional, por isso comece já a fazer seus planos. Coloque no papel onde quer chegar e quais os meios necessários para isso. Conhecer seus sonhos pode fazer a diferença.

Reflita sobre seus objetivos para daqui a 5 anos

Qual o seu plano? Ao ser questionado sobre seus planos para daqui a 5 anos, a empresa certamente quer conhecer seu pensamento a longo prazo. Por isso, demonstre claramente que tem pensado sobre essa questão de forma que o atual cargo e a empresa fazem parte dos seus planos. Demonstre flexibilidade ao falar sobre a sua trajetória. Tudo pode mudar ao longo dela, mas é importante encontrar equilíbrio e demonstrar que está pronto para mudanças.

Você tem metas? Não seja ambicioso demais ao responder esse tipo de questionamento. Diga a verdade sobre o que espera da organização, incluindo a possiblidade de crescimento e promoções. Mas, bom senso é fundamental.

Lealdade: Esse é um ponto que pode ser analisado através desse questionamento, por isso demonstre comprometimento com a empresa, como um dos pontos importantes sobre o seu ponto de vista. Nada de dizer que daqui a 5 anos você deseja estar em outra organização ou em um cargo que seja radical demais comparado com o que está pleiteando.

Perfil: Reforce a sua vontade de trabalhar na organização, principalmente o desejo de ter desenvolvimento pessoal e profissional em sua carreira. A empresa quer saber se seus objetivos são condizentes com a organização.

Caso a empresa abra a entrevista para questionamentos, aproveite para perguntar o que a empresa espera do profissional que irá ocupar esse cargo.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*