Onde tenho melhor desempenho e qual é o meu lugar?

Considerando seus pontos fortes, em quais  funções você tem melhor desempenho e seus valores, você irá descobrir em que tipo de ambiente de trabalho você se encaixa melhor. 

Onde tenho melhor desempenho e qual é o meu lugar?

Um pequeno número de pessoas sabe desde muito cedo onde pertencem. Matemáticos, músicos, e cozinheiros, por exemplo, são normalmente matemáticos, músicos e cozinheiros desde os seus quatro ou cinco anos de idade. Médicos geralmente decidem suas carreiras na adolescência, se não antes. Mas para a maioria das pessoas, a resposta à questão “qual é o meu lugar?”, vira uma incógnita por algum tempo. E isso vira motivo de muita preocupação com o futuro e gera  ansiedade. Provavelmente ao serem perguntados quando crianças o que queriam ser quando crescessem, sempre tinham uma resposta diferente, especulavam muitas opções. Mas o que eles não sabem, é que na verdade, mais que normal isso é o curso natural da vida. É como tem que ser.

Isso acontece com maioria das pessoas, especialmente pessoas muito talentosas, realmente não sabem onde pertencem até que já tenham passado seus vinte e poucos anos.

Porque é nessa altura do campeonato, que eles têm experiência suficiente para saber responder as três perguntas: Quais são meus pontos fortes? Como é meu desempenho? E, quais são meus valores? E aí então, eles podem e devem decidir onde pertencem. Ou pelo menos, eles devem ser capazes de decidir onde não pertencem. As pessoas que sabem que não se dão bem em uma grande organização já devem ter aprendido a dizer não a uma posição dessas. As pessoas que sabem que não são bons em tomar decisões, já devem ter aprendido a dizer não para uma vaga que esteja procurando alguém com esse perfil.

Auto-conhecimento e desempenho

Da mesma forma, saber a resposta para essas questões, permite que a pessoa diga para uma oportunidade, uma oferta ou uma tarefa “Sim, eu vou fazer isso. Mas esta é a maneira que eu devo fazer isso. Este é o caminho que deve ser estruturado. Esta é a maneira como as relações devem ser. Estes são os tipos de resultados e desempenho que você deve esperar de mim, e neste período de tempo, porque é assim que eu sou”.

Carreiras de sucesso não são planejadas. Elas se desenvolvem quando as pessoas estão preparadas para as oportunidades porque elas conhecem os seus pontos fortes, seu método de trabalho, seu desempenho e os seus valores. Saber onde pertence pode transformar uma pessoa ordinária (esforçada e competente, mas ordinária) em uma pessoa extraordinária.

Sobre Vânia Nacaxe

Palestrante e Facilitadora de cursos, Vânia Nacaxe, destaca-se no trabalho de desenvolvimento do potencial humano e em reconhecido desempenho de alto nível. Seu trabalho tem como foco direcionar pessoas a despertar ao máximo seu potencial profissional e pessoal. Suas palestras são experiências destinadas a mudar atitudes e comportamento.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*