Não tenho experiência profissional, e agora?

nao-tenho-experiencia-profissional.jpgConseguir o primeiro emprego sem ter nenhuma experiência profissional é o desafio da maioria dos jovens que possuem ou não formação acadêmica. Centros acadêmicos e de formação apostam em cursos e palestras para ajudar os jovens nessa empreitada.

Em busca de experiência profissional

Os jovens que procuram por emprego enfrentam o grande dilema que é conseguir um emprego sem experiência profissional. Mas não desanime, se olhar por esse ângulo o mercado não está fácil para ninguém, está repleto de exigências, saturado de profissionais em busca de um emprego… Mas, por outro lado, as empresas reclamam que faltam profissionais qualificados, profissionais que desejam construir uma carreira sólida e com dedicação.  A economia mudou, as exigências são bem diferentes, mas existem aqueles profissionais que olham com otimismo, pois estão focados nos seus objetivos e conhecem o mercado em que desejam atuar.

Conheça três passos importantes para conquistar a tão sonhada experiência profissional e melhorar o seu currículo:

1° Passo: Podemos escolher para que lado olhar. Por isso, a primeira dica importante é não desanimar como a maioria das pessoas e olhar apenas para o lado difícil, mas focar em ações que te levem a facilitar a entrada no mercado. Remar contra a maré pode ser a primeira solução criativa na sua vida. Não é porque alguns profissionais estão tendo dificuldades que você também terá.

2° Passo: Enfrentar a realidade é uma necessidade, e a melhor saída é ser criativo e humilde durante essa jornada. Se não tem experiência profissional remunerada para inserir no seu currículo, aposte em trabalhos comunitários ou estágios, eles certamente contam muito como experiência e valorizam seu currículo. Essa opção é viável para jovens estudantes, que podem se dedicar parcialmente a esses cargos.

3° Passo: Um erro muito comum é cometido pelos jovens na hora de preparar o seu currículo, alguns se esquecem de colocar os trabalhos voluntários, enquanto outros inserem exageradamente trabalhos voluntários realizados em períodos ínfimos. O ideal é destacar primeiramente as 3 principais experiências no seu currículo e, na parte inferior, colocar demais trabalhos realizados, de forma resumida, apenas citando tópicos relevantes e a duração.

Criatividade para conseguir um emprego

Agora que você já sabe qual deve ser a sua aposta e o que fazer para melhorar o seu currículo, é necessário usar a sua criatividade para conseguir um emprego, mesmo que seja voluntário, para melhorar a sua experiência profissional:

  1. Busque vagas de estágio junto ao setor responsável na sua universidade.
  2. Preencha seu perfil em sites de emprego confiáveis.
  3. Faça parte de grupos de vagas de emprego, por e-mail ou nas redes sociais.
  4. Use sua rede de contatos para divulgar que busca uma experiência.
  5. Acompanhe os processos seletivos de estágio das grandes empresas.
  6. Aceite o desafio de participar de projetos voluntários dentro da universidade ou grupo social que faz parte, como por exemplo uma entidade social.
  7. Elabore um projeto e ofereça às empresas.
  8. Se tiver capacidade para trabalhar individualmente como empreendedor, ofereça o seu conhecimento gratuitamente no início como uma degustação para atrair novos clientes.

A experiência profissional é uma conquista e tanto e o valor que ela tem na sua vida é essencial para quem busca crescimento!

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*