Mudanças organizacionais em 5 passos

mudancas-organizacionais-5-passos.jpgAntes de iniciar qualquer mudança é importante identificar os influenciadores em sua organização, pois eles são os profissionais que irão ajudar a empurrar o projeto e qualquer mudança. Esses profissionais precisam receber orientação diferenciada. Saiba reconhecê-los e terá uma excelente ferramenta de desenvolvimento e mudanças organizacionais em suas mãos.

Cuidado com as mudanças organizacionais

As pessoas têm diferentes personalidades e lidam de maneiras diferentes com as mudanças, podem demonstrar indecisão, ser negativas ou positivas.  Como fazer, então, com que os funcionários aceitem as mudanças organizacionais de forma positiva, ao invés de temê-las? Mesmo com toda a experiência de um executivo, é comum existir essa dúvida.

Muitos gestores associam mudanças organizacionais com o sentimento de frustração, devido aos antigos projetos que foram experiências ruins. Medo e pânico sempre fazem parte do clima quando falamos em mudanças.

O desempenho pode ser prejudicado pela insegurança. Por isso, fazer um planejamento cuidadoso é essencial, antes de soltar no ar qualquer mudança que poderá surgir.

Cautela é a atitude que deve vir antes da mudança. Analisar seus funcionários, saber expor o que está acontecendo e usar os profissionais mais influenciadores para blindar determinadas ações, ajuda a evitar o caos dentro da organização.

Cinco passos que ajudam a identificar influenciadores e orientar mudanças organizacionais

Não existe nenhuma mágica que torne o processo de mudanças organizacionais fácil de ser digerido, mas existem ações que o favorecem:

  • Passo 1: Os líderes devem analisar o cenário corporativo, identificando todas as partes envolvidas, tanto interna quanto externamente. Tudo o que afeta os resultados deve ser mapeado. Os interesses devem ser voltados para o foco principal, que são as pessoas envolvidas.
  • Passo 2: Em cada grupo de pessoas interessadas é importante identificar quem são os influenciadores e qual é o seu papel principal. Essas pessoas são consideradas pessoas chave, que oferecem recursos, habilidades e exercem influência nas demais. Por isso, ao conquistar um influenciador, conquistará um grupo maior. O papel desempenhado por essas pessoas é um recurso valoroso.
  • Passo 3: Analise a receptividade dos influenciadores. Alguns podem apresentar uma das seis funções referentes às mudanças organizacionais, incluindo ser um promotor, patrocinador, indiferente, cauteloso, cético mas positivo ou cético e negativo. Dependendo do perfil do profissional, faça um trabalho para que ele seja benéfico aos objetivos da organização.
  • Passo 4: Os que apresentarem um perfil de patrocinador e promotor, podem ser influentes. Cultive o relacionamento com esses profissionais e peça seu apoio durante o período de mudança, eles vão ajudá-lo a sustentar um clima positivo.
  • Passo 5: Envolver os céticos positivos e negativos, que tenham influência nos demais profissionais, ajuda a criar novas visões que podem ser positivas ou um obstáculo, por isso, cuidado! Procure encorajar as mudanças organizacionais e reduzir a associação com mudanças anteriores.

 

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
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