Motivos para investir em mídias sociais

motivos-investir-midias-sociais.jpgViver fora da internet é desperdiçar a chance de realizar bons negócios ou buscar novas ideias que valorizem ainda mais a sua área de atuação. As mídias sociais servem diariamente como fonte de conhecimento e criatividade.  As redes sociais também podem ser utilizadas para melhorar a satisfação dos nossos clientes e funcionários, mas isso requer uma construção paciente e minuciosa.

Por que investir nas mídias sociais?

Hoje, dentro das organizações, existe um capital que é cada vez mais valorizado, pois interfere na motivação e na qualidade final dos serviços: o capital emocional.  Quem consegue melhorar o fluxo de informações e gerar maior colaboração, aumenta o volume de negócios e a satisfação dos funcionários.

Vários executivos fazem uso das mídias sociais como ferramenta de negócios. Usar ou não essa ferramenta?

Os gestores que utilizam as redes sociais conseguem envolver e inspirar um número maior de profissionais. Mas, como deve funcionar a minha rede social? Simples, as mídias sociais devem ser uma ferramenta para compartilhamento de ideias, promovendo a conexão entre pessoas de diferentes setores. Fica muito mais fácil observar como os profissionais estão se sentindo em relação ao seu local de trabalho e, absorvendo tais informações, o gestor pode usá-las para implementar melhorias.

Uma empresa conectada socialmente apresenta maior progresso, segundo os relatórios do MIT Sloan Management Review. É importante cuidar de quatro importantes áreas que incluem:

  1. a disseminação da cultura social;
  2. um conteúdo renovado;
  3. mudanças na forma de trabalhar e;
  4. a medição dos resultados.

Pesquisas ainda sugerem que as mídias sociais são consideradas como uma comunicação social que caminha junto com a boa vontade dos funcionários para com a empresa.

Importância das mídias sociais

A empresa que deseja começar a usar as mídias sociais deve partir para o incentivo da interação entre os funcionários e, em seguida, utilizar essa ferramenta para atender objetivos reais, como redução de custos e estímulo à inovação.

Ao melhorar o fluxo das informações e estimular a colaboração, contribui-se para a construção do equilíbrio emocional dentro das comunidades dos funcionários, ativando outros sentidos e resultados. É preciso compreender qual o sentido e o papel que as mídias sociais têm para a sua organização. Aproveite para reduzir a distância e aumentar a sintonia entre as áreas!

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*