Motivando sua equipe de vendas

motivando-equipe-de-vendas.jpgExistem diferentes atividades que podem ser aplicadas para ajudar no desenvolvimento e construção de uma equipe forte.  Essas ações devem ser direcionadas para que realmente dêem resultados. Como posso motivar a minha equipe de vendas?

O que eles esperam?

As equipes de vendas costumam ser o coração das organizações. É delas que depende o futuro da empresas. Por isso o setor comercial costuma ser tão bajulado, ter as maiores verbas e ações motivacionais.

Gestores devem conhecer bem a sua equipe de vendas, a fim de alinhar os objetivos com os demais aspectos organizacionais e conseguir oferecer ações que auxiliem na conquista de metas. A importância desse setor começa na contratação e é mantida através de fatores motivacionais.

A pressão é grande, as metas costumam ser altas e os desafios imensos. Um vendedor deve estar sempre apto para expandir sua área de atuação, buscar  e negociar propects e atender ao cliente sempre da melhor forma. Afinal, a equipe de vendas é o principal cartão de visita.

A equipe de vendas não pode deixar a “peteca” cair, por isso, as ações devem acompanhar a realidade e as necessidades diárias. É difícil manter um padrão de ação nesse setor. Só premiação não é tudo. Os vendedores podem esperar muito mais da organização, como por exemplo um processo de comunicação eficaz, apoio da equipe de pós-vendas, o uso de uma linguagem uniforme com outros setores, cursos de capacitação e desenvolvimento de habilidades que favoreçam suas negociações.

Ações motivacionais para equipe de vendas

Quem trabalha com equipe de vendas, deve criar o hábito de organizar conferências, workshops, reuniões e eventos, que possibilitem a demonstração dos resultados, com transparência. Nesses eventos também podem ser realizados a entrega de recompensas e divulgação de planos de ações para o crescimento do setor.

Ao identificar uma falha, ou a necessidade de uma determinada habilidade na equipe de vendas, promova um curso ou até mesmo convide um palestrante que possa contribuir de forma efetiva para sanar essa necessidade.

Algumas organizações buscam incentivar a sua equipe através de encontros externos, onde podem ser realizadas aventuras ao ar livre ou a prática de esportes em grupo. Esse tipo de ação requer um investimento alto, mas, geralmente, trazem bons resultados para equipes do alto escalão.

Busque sempre por alternativas que sejam fontes de inspiração para seus funcionários e que aumentem a confiança e o desempenho! Para conseguir um resultado satisfatório com o uso dessas ações, é preciso alinhar os valores corretos com os melhores métodos motivacionais.

Independente da ação escolhida, o importante é que ela respeite seus funcionários, seus limites e que seja constante. Se conseguir aplicar uma ação de forma que o ambiente se torne confortável e ajude a eliminar as incertezas, as chances do resultado ser positivo aumentam. Observe as dificuldades e busque quebrar as barreiras existentes!

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*