Modelos de Currículo

modelos-curriculo.jpgO currículo deve ser o “cartão de visita” do candidato, por isso preocupe-se em elaborá-lo de maneira apropriada, de acordo com o seu perfil e objetivo a ser conquistado. Aqui você encontra 2 modelos de currículo para que possa, a partir deles, apresentar devidamente suas qualificações profissionais. Linguagem formal e apropriada à área de atuação é apenas um dos componentes que irão fazer a diferença entre seu currículo e o do seu concorrente, por isso, veja os pontos em que não pode falhar:

Principais dicas para elaborar seu currículo

Ter  um currículo objetivo é importante,  pois durante o processo de triagem o recrutador vai procurar por palavras chaves para facilitar a observação e seleção de candidatos, principalmente quando existem muitos currículos. Algumas empresas de grande porte já estão acostumadas a fazer a primeira triagem utilizando sistemas automatizados. Porém, independente da forma de triagem, o candidato que tem um bom currículo sai na frente no mercado de trabalho. Basear-se em alguns modelos de currículo e dicas de especialistas pode facilitar sua tarefa!

Alguns cuidados que devem ser levados em consideração:

  • Faça um currículo objetivo;
  • Use uma linguagem pertinente com sua área de atuação;
  • Coloque as experiências profissionais mais importantes;
  • Coloque as principais informações acadêmicas;
  • Insira dados como idiomas e cursos de qualificação que melhorem o seu posicionamento;
  • Fotos, assinatura e documentos pessoais só devem ser inseridos quando solicitados e quando é possível confiar na empresa.

Ao desenvolver  o seu currículo jamais insira uma folha de rosto, use fontes padrão em tamanho comum (10-12) e fuja de papéis extravagantes. Coloque apenas informações verdadeiras e seja objetivo.

Modelos de currículo

Para cada vaga o candidato deve inserir informações pertinentes e sempre refazer ou modificar o currículo de acordo com o objetivo. É comum que um profissional tenha experiência em diferentes áreas, por isso crie um currículo para cada área de atuação e conhecimento.

Use sempre uma linguagem próxima ao estilo de comunicação utilizado pela empresa que está ofertando a vaga. Esse tipo de modificação no currículo pode aumentar suas chances de ser selecionado.

Modelo 1: Currículo Convencional

Seu nome:  Coloque  o nome centralizado em letra maiúscula, seguido pelo telefone e e-mail de contato.

Objetivo: Seja claro e específico.

Pretensão salarial: É o  valor mínimo pelo qual o candidato aceitaria trabalhar.

Formação:  Insira a sua formação, iniciando pela mais importante. Coloque a data de conclusão, nome da Instituição, cidade e estado, curso e título.

Experiência: Insira o nome das 3 últimas empresas, seguido do tempo em que atuou na organização, cargo, cidade e estado e uma breve descrição das suas funções.

Modelo 2 – Sugestão de currículo para profissionais de vendas

Nome: Coloque o nome completo.

Dados pessoais: Coloque o seu endereço, telefone, e-mail de contato.

Objetivos: Coloque a área de atuação e hierarquia.

Formação acadêmica:  Insira sua formação, com dados pertinentes da Instituição.

Idiomas: Insira o idioma que domina seguido do  nível de conhecimento.

Síntese de qualificações: Coloque um breve resumo da sua atuação, inserindo principalmente as metas atingidas.

Experiência internacional: Preencha esse campo, caso tenha alguma vivência internacional.

Experiência profissional: Coloque as principais empresas onde teve sucesso com vendas e negociação.

Apesar de breve e objetivo, seu currículo deve chamar a atenção dos recrutadores, então, saiba valorizar suas qualidades profissionais!

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*