Modelo de plano de negócio para pequenos empresários

modelo-de-plano-de-negocio.jpgIdentificar as características dos consumidores, fornecedores e concorrentes possibilita aos empreendedores criar uma estratégia para conquistar o mercado. Isso é só o ponto de partida e essas informações devem ser utilizadas para elaboração do seu plano de negócio. Aqui você encontra um modelo de plano de negócio simples, com dicas para executá-lo e acompanhar os resultados.

Modelo de plano de negócio

O plano de negócio serve para orientar as ações que devem ser executadas, de acordo com os objetivos traçados, sustentando a busca por resultados. Todo empreender precisa refletir sobre o futuro do seu negócio antes de elaborar o plano.

Todas as respostas provenientes dessa reflexão ajudam a definir o posicionamento da empresa, essencial para alcançar patamares superiores e melhorar a competitividade no mercado.

O modelo de plano de negócio proposto deve conter as seguintes informações:

  • Posicionamento;
  • Público alvo;
  • Escolha da marca e logo;
  • Análise do ambiente do seu negócio (fatores internos e externos: econômicos, socioculturais, políticos e burocráticos, tecnológicos);
  • Análise de mercado: concorrentes diretos, pontos fortes e fracos;
  • Objetivos: o que o empreendimento deseja alcançar;
  • Metas: como serão realizadas as ações para conquistar os objetivos;
  • Estratégias de marketing (4Ps: Produto, Preço, Praça e Promoção).

O modelo de plano de negócio proposto serve como um guia com as principais análises e informações que você deve ter antes de iniciar suas atividades. É a partir do plano de negócios que estratégias serão traçadas para alcançar os resultados esperados. Para ter sucesso, é importante que esse plano seja executado e seus resultados monitorados, orientando as futuras tomadas de decisão.

Para além do modelo do plano de negócios: como executar o seu plano?

Segundo o modelo de plano de negócio, sua execução segue três etapas essenciais: Planejamento, Implementação e Avaliação e Controle.

1. Planejamento: é a parte principal para iniciar o seu plano de negócio. Deve ser realista e conduzir o empreendimento dentro das possibilidades existentes. Estabeleça critérios que ajudem a antecipar problemas e falhas que podem surgir durante as realizações de ações, garantindo que todos os passos serão seguidos.

Nessa etapa é importante estabelecer o ponto fundamental que vai diferenciar o seu negócio. Por exemplo, se você tem uma padaria e deseja que ela seja reconhecida por oferecer o melhor pão da região, é preciso analisar e definir como será o seu posicionamento no mercado. Busque refletir sobre todos os pontos importantes nessa etapa do seu plano de negócio. Para conseguir colocar isso em prática no cotidiano, será preciso priorizar a qualidade da matéria prima, boas práticas de fabricação, atendimento diferenciado e capacitação de  seus colaboradores.

É a definição do posicionamento comercial que ajuda os clientes a escolherem uma determinada marca ou comércio. Analise os seus concorrentes e estabeleça estratégias que façam seu negócio sobressair e criar diferenças pontuais.

2. Implementação: Essa é a etapa do plano de negócio na qual é preciso colocar em prática tudo o que foi planejado, ou seja, agir. O plano de ação deve ser elaborado com uma visão ampla, para que seja possível saber quais ações devem ser executadas, o prazo de execução de cada item, como será realizada cada etapa, quem ficará responsável por executar e quanto isso vai custar para a organização.

3. Controle: É através do controle que o empreendedor passa a avaliar se as ações estão sendo implementadas de acordo com os prazo e estratégias elaborados.

É através do controle de vendas, custos e lucros que é possível assegurar algumas das estratégias de marketing. A realização de pesquisas sobre a qualidade e o cumprimento de metas também favorecem o empreendimento.

O modelo de plano de negócio apresentado é um guia com as principais informações que devem ser contempladas e pode ser adaptado às particularidades de seu mercado.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
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