Modelo de e-mail para acompanhar resultados

modelo-de-e-mail-acompanhar-resultados.jpgComo acompanhar o resultado da entrevista? É normal sentir-se apreensivo após a participação em um processo seletivo. A demora de uma reposta, ou a ausência dela, é o fator que gera mais ansiedade no candidato. Mas, qual a conduta ideal para aguardar uma reposta ou abordar o recrutador? Há um modelo de e-mail que possa ser utilizado?

Devo cobrar uma resposta do recrutador?

A resposta em relação à contratação deve ser realizada dentro do prazo estimado pelo recrutador, isso é o que se espera uma empresa séria e que demonstra respeito pelos candidatos. Sabemos que nem sempre isso acontece. Por isso, preparamos um modelo de e-mail que pode ser utilizado nesses casos!

É chato esperar por uma resposta que nunca chega. Mas é preciso dosar o bom senso antes de cobrar de fato uma posição do recrutador. Quando existe um prazo estipulado, é aconselhável esperar passar a data antes de cobrar qualquer resposta.

Caso o recrutador não tenha estipulado nenhum prazo, é importante que, ao entrar em contato com o mesmo, o candidato questione de forma educada se o processo seletivo já foi concluído e qual foi o resultado. Para isso, você pode adaptar o modelo de e-mail apresentado para atender aos seus questionamentos.

Ao sair confiante da entrevista de emprego, o candidato pode se sentir angustiado com a espera ou até mesmo ficar com a autoestima abalada. Mas, antes de agir, é preciso cautela.  Ao entrar em contato com o recrutador demonstre bom senso e maturidade:

  • Respeite o prazo e seja tolerante até mesmo com prazos vencidos.
  • Tente não demonstrar afobação e ansiedade excessiva em relação à entrevista.
  • O contato pode ser feito pelo telefone ou até via e-mail, dependendo da abordagem inicial.
  • Não discuta com o recrutador, caso ele tenha se esquecido de dar a devolutiva. Afinal, nunca se sabe quando você irá participar de outro processo com esse mesmo profissional.
  • Seja cordial e educado, sempre cuidando para que o tom de voz não comprometa sua participação no processo seletivo.
  • Questione sobre o preenchimento da vaga e não se esqueça de agradecer pela oportunidade de ter participado do processo seletivo.

Modelo de e-mail para abordar o recrutador

Aguardar o retorno do processo seletivo é um processo complicado e que pode se tornar desconfortável na presença de grande ansiedade.  Algumas empresas demoram para fazer o retorno e outras nem dão resposta alguma.

Não existem regras que definam o que é ideal, mas espera-se que o retorno aconteça dentro do prazo combinado. Alguns processos seletivos podem ser longos e envolver etapas demoradas, por isso, demonstrar paciência pode ser um ponto positivo para o candidato.

A resposta pode demorar por inúmeros motivos e um deles é que a contratação de um profissional deve ser realizada com cautela, afinal, uma contratação errada acarreta alto custo e gasto excessivo para empresa.

Mas, se realmente optar por fazer contato com o recrutador, seja objetivo e encaminhe um e-mail cordial. Veja um modelo de e-mail que preparamos para esta finalidade:

Bom dia (nome do recrutador),

participei de um processo seletivo no (data) para a posição (vaga) e tomei a liberdade de entrar em contato para saber se já existe alguma resposta e definição em relação a esse processo seletivo, pois tenho grande interesse em fazer parte desta empresa.

Aguardo um contato!

Att

(Assinatura e telefone de contato)

O conteúdo deste modelo de e-mail também pode ser utilizado para contactar os responsáveis pelo processo seletivo através de telefonema. Mas, lembre-se sempre de ser cordial!

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

COMENTÁRIOS

  1. VIviane diz:

    Boa Tarde !

    Obrigada pelo seu modelo de responta , me ajudou muito .
    Deus Abençoe

  2. Wesley A. diz:

    Muito Obrigado, ótimo blog parabéns :)

DEIXE SUA OPINIÃO

*