Modelo de currículo eficiente

modelo-de-curriculo-eficiente.jpgO desenvolvimento do currículo é a parte mais importante ao decidir buscar uma oportunidade no mercado. Os recrutadores procuram por currículos que ofereçam um conteúdo simples, escrito corretamente e que seja objetivo. A principal função do currículo é vender o seu perfil profissional às empresas interessadas. Com este objetivo, preparamos um modelo de currículo eficiente para demonstrar suas experiências, competências e habilidades profissionais.

Currículo eficiente

A organização do currículo é um fator importante para facilitar a avaliação do perfil profissional.  Muitas vezes, utilizar um modelo de currículo como base funciona bem. Os recrutadores costumam escolher os currículos que têm melhor apresentação pessoal, para triar os candidatos para uma entrevista.

Não existe um modelo de currículo ideal, porém alguns parâmetros não podem ser deixados de lado, como o objetivo do candidato, pretensão salarial e o perfil.

O recomendado é atualizar o currículo a cada nova oportunidade, de acordo com as solicitações do empregador. Veja algumas observações importantes na hora de desenvolver o seu currículo:

  • Quem deseja mudar de área, deve evitar
    inserir todas as empresas por onde passou e focar apenas na experiência que tem relação com o novo objetivo.
  • Destaque as habilidades e qualificações que estejam de acordo com a vaga.
  • Revise sempre o currículo e cuidado com a ortografia e com a gramática.
  • A carta de apresentação é um diferencial quando acompanha o currículo, porém, ajuste-a de acordo com a vaga.
  • Defina o objetivo profissional e insira dados coerentes com essa informação.
  • Atualize sempre o seu currículo de acordo com as novas tendências e tecnologia na sua área de atuação.
  • O seu currículo vai transmitir a sua imagem, por isso, cuide para que ele tenha um visual moderno, clássico e que facilite a sua recomendação.

Modelo de currículo

O mercado profissional está em constante mudança, por isso, mude também o seu currículo. Veja aqui um modelo de currículo original e moderno, que deve ser composto da seguinte forma:

  1. Cabeçalho do currículo: Insira o nome em destaque, utilizando uma fonte alta. Em seguida, complete com dados pessoais, endereço, telefone e e-mail de contato.
  2. Objetivo profissional: Use frases pequenas para designar a vaga que você busca. EX: Programador Java Jr.; Gerente de vendas; Auxiliar de escritório; etc.
  3. Descrição das experiências profissionais: Cite as experiências mais importantes e que tenham relação com o seu objetivo. Podem ser inseridas cronologicamente ou de acordo com a experiência.
  4. Formação: Insira dados sobre a escolaridade, incluindo cursos mais importantes, como superior, pós-graduação, especialização e técnicos.
  5. Outras informações: Aqui podem ser incluídos os cursos livres realizados, palestras e realizações significativas.

Use palavras chaves importantes e que tenham relação com o seu objetivo profissional, principalmente na descrição das funções já realizadas, assim, fica mais fácil para o recrutador. Procure especificar o segmento das empresas que atuou e o tempo de experiência, pois na triagem isso pode aumentar a sua chance de ser convidado para dar continuidade ao processo seletivo.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*