Modelo de carta de demissão: formalizando o pedido

modelo-de-carta-de-demissao-pedido.jpgQuer pedir demissão e não sabe como fazê-lo? O processo de demissão deve acontecer naturalmente e a carta de demissão é uma ferramenta formal e sensata para transmitir seu pedido.  Jamais jogue com o seu futuro ou coloque sua reputação profissional em questionamento. Procure não confundir negociação salarial com ameaça de demissão.  Se achar que existe insatisfação por qualquer motivo, procure conversar com seus superiores, antes de partir para uma decisão mais drástica. Caso sua opção seja pelo desligamento, você pode utilizar o modelo de carta de demissão que preparamos para formalizar seu pedido.

Vai pedir demissão?

O pedido de demissão só deve ser realizado após uma profunda reflexão e certeza da saída. Antes de fazer o pedido formal, veja se essa é a melhor decisão para sua carreira. Caso seja, aproveite então para planejar o seu pedido e escolher um modelo de carta de demissão que seja adequado para a situação.

Sempre que for usar um modelo de carta de demissão como o que vamos apresentar nessa pauta, o ideal é personalizá-lo conforme a situação e, antes de entregá-lo, é de extrema importância realizar uma revisão para ter certeza de que todos os dados inseridos e o objetivo estão coerentes.

A carta deve ser objetiva e definir claramente a situação de forma profissional. Não use a carta para demonstrar insatisfação ou críticas à organização, isso deve ser feito em processos de comunicação enquanto profissional atuante da empresa.

Para evitar conversas, a carta de demissão deve ser entregue diretamente ao responsável, ou seja, para seu superior imediato. Ao pedir o desligamento de uma empresa, seja por qual motivo for, é importante tentar manter a política de sobrevivência profissional, sempre mantendo os canais abertos, afinal não dá para saber se no futuro você vai ou não precisar dessas conexões.

Estar aberto para estabelecer relacionamentos e futuros contatos é sempre positivo para a carreira. Não feche as portas definitivamente.O modelo de carta de demissão apresentado visa atender esse objetivo.

A carta deve ser entregue em mãos, nunca via email ou fax. Mesmo que o pedido tenha sido feito verbalmente, é importante entregar uma carta para confirmá-lo e agilizar o processo.

Modelo de carta de demissão

Data

Caro Sr. (Nome do superior direto)

Venho através desta carta notificar a empresa a renúncia ao cargo de (título e departamento) a partir da data (colocar o dia do desligamento). Estou em busca de novos desafios, embora tenha aprendido muito com organização e crescido profissionalmente. Sou imensamente grato pela experiência e apoio durante o desenvolvimento do meu trabalho. Coloco-me a disposição para eventuais esclarecimentos. Aguardo notificações sobre como proceder para devolver os objetos corporativos (celular, carro, etc).

Atenciosamente.

Assinatura do profissional

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*