Modelo de Carta de Apresentação para Vendas

modelo-de-carta-de-apresentacao-par-vendas.jpgA sua profissão exige que você escreva uma carta de apresentação para vendas e você não tem certeza de como fazer isso? Calma, não se desespere! Partindo do princípio que você domina a sua profissão, tudo é possível realizar! Apresentaremos um modelo de carta de apresentação para vendas que poderá ser adaptado de acordo com seus objetivos no processo de vendas.

Dicas de cartas de introdução de vendas

Algumas organizações já possuem um modelo de carta de apresentação padrão para facilitar a vida da sua equipe de vendas, mas, certamente, essas cartas devem ser personalizadas e adequadas de acordo com o pedido ou o objetivo da negociação.

Por isso, cuidado antes de enviar uma carta padronizada, cuide para que esses detalhes sejam devidamente preenchidos e personalizados. A ausência de dados essenciais, ou o direcionamento incorreto, podem prejudicar toda a negociação.

Caso a sua empresa ainda não trabalhe com um modelo de carta de apresentação para vendas padronizado, é importante partir para o desenvolvimento e, nesse caso, detalhe a importância da empresa no segmento, o que ela tem para oferecer como diferencial para seus clientes, assim como os dados para contato.

Dependendo do objetivo da carta, seu conteúdo muda! Um modelo de carta de apresentação para vendas pode ser utilizado para clientes, no caso de prospecção, ou, ainda, acompanhar uma negociação formal de vendas.

Quem está buscando parceria, deve dedicar um tempo do seu dia para isso. Pense na premissa de que muitas cartas não serão nem lidas, podem ser enviadas direto para a lixeira, por isso a quantidade de cartas encaminhadas pode ser a diferença no sucesso das negociações.

Para quem deseja abordar via e-mail, é importante fazer um primeiro contato perguntando sobre a possibilidade e o interesse no encaminhamento dessa carta. Ser sutil e educado ao abordar seu possível cliente, são princípios básicos e necessários para conduzir a negociação ao sucesso.

Modelo de carta de apresentação para vendas

  1. A estrutura da carta deve seguir um modelo tradicional e que consiga atrair a atenção do leitor, mostrando o que é relevante na sua empresa, assim como demonstrando os benefícios e oportunidades para seu futuro cliente.
  2. Seja eficiente na linguagem e com as palavras. Usar um vocabulário adequado é importante.
  3. Use frases curtas e poucos parágrafos, três ou quatro parágrafos serão suficientes. As carta deve ser lida rapidamente, em poucos segundos.  Quanto menos palavras, melhor!
  4. A carta deve ser composta de saudação, título, credibilidade, uma sugestão de oportunidade e uma chamada de ação.
  5. Sempre coloque os telefones e outros meios de contato.
  6. Responda ao interesse do seu possível cliente com rapidez, demonstrando interesse na parceria.
Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*