Modelo de Carta de Referência

modelo-carta-referencia

A carta de referência pode ser a porta de entrada para um novo emprego, porém solicitar ela para um seu último empregador pode ser uma situação delicada!

É muito difícil a relação do profissional com o seu antigo empregador, principalmente quando existe a necessidade de solicitar uma carta de referência. Isso pode ser motivo para gerar ansiedade, por haver dúvidas sobre como perguntar, a quem se dirigir e o que dizer para conseguir uma carta que agregue valor a sua vida profissional.

Como solicitar uma carta de Referência

Solicitar uma carta de referência é algo que está diretamente conectado com a conduta do profissional e é simples de ser elaborado mesmo se o seu antigo chefe seja alguém que não demonstre afabilidade. Pois o vínculo dessa necessidade se torna profissional e não emocional.

Existem 3 dicas que são essenciais para conseguir uma boa carta de referência, coloque em prática:

  1. Forneça um modelo pronto.
  2. Destaque a sua qualidade como subordinado.
  3. Seja político.

Além da tradicional carta de referência, algumas ferramentas modernas, como o Linkedin, podem ser excelentes para sua vida profissional, pois as recomendações inseridas naquele espaço ajudam na sua carreira profissional, dando a chance do seu líder, fazer uma recomendação breve e objetiva.  Reflita sobre o que você deseja que a sua recomendação transmita, antes de solicitar uma.

Como garantir a qualidade da Carta de Referência

Os 3 itens citados acima são fundamentais para conseguir uma boa carta, vamos conhecer melhor cada um deles.

  • Forneça um modelo pronto:

É muito difícil conseguir uma carta de referência de qualidade, sem fornecer um modelo pronto.  Falar o que você espera claramente com essa carta, pode ser uma forma cuidadosa de garantir que ela terá uma boa repercussão. Ninguém gosta de perder tempo elaborando uma carta que você mesmo poderia ter composto.  Forneça uma carta que tenha um resumo das suas qualificações e com os projetos principais que deveria constar na carta.

O objetivo de fornecer o modelo não é colocar palavras na boca do seu ex-colega, mas sim ajudar de forma simples e objetiva quais dados acredita ser relevante para constar em sua carta. É comum receber elogios pelas suas habilidades e contribuição em uma empresa, por isso não sinta receio.

  • Destaque a sua qualidade como subordinado:

Ao solicitar a carta de recomendação, deixe claro que você valoriza o papel do seu chefe e que respeita a experiência profissional que ele possui, e por este motivo acredita e valoriza a opinião dele como profissional que irá redigir a sua carta. Além de elogiar esse profissional, demonstre que ele é a única pessoa digna de confiança e qualificada para elaborar uma avaliação com precisão sobre a sua trajetória na empresa, a ponto de contribuir para o seu crescimento profissional no futuro.

  • Seja político e faça perguntas:

Além de fornecer o modelo que seja útil, torne claro ao seu ex-colega que a sua intenção é tornar a atividade simples, sem questionar a sua capacidade. Portanto transmita uma mensagem para que ele tenha espaço para modificar ou editar a sua carta, caso ele sinta necessidade.  Transmita confiança para ele se sentir confortável com a situação.

Modelo de abordagem para solicitar uma Carta de Referência

Destaque suas qualificações com um pedido bem elaborado, veja esse exemplo:

Caro José,

Olá, eu espero que você esteja bem.

Estou lhe escrevendo, pois preciso de um grande favor, estou atualmente atuando como Analista de Marketing Sênior na empresa (Citar o nome), e pensei que você pudesse redigir uma carta de recomendação sobre o tempo que passei desenvolvendo a minha carreira ao teu lado.  Estimo muito a forma que conduz seus projetos e aprendi muito junto com você. Pela sua credibilidade e desenvolvimento acredito que você é a pessoa perfeita para contribuir com uma carta de referência.

Estou fornecendo um modelo pronto, onde inclui alguns pontos fortes desenvolvidos ao longo do tempo que trabalhamos juntos (incluir o período Ex.: 2007 e 2008), peço que considere esse modelo apenas como uma sugestão. Sei que é difícil recordar de todos os detalhes, por isso se por algum motivo estiver disposto a escrever, sinta-se a vontade para modificar ou acrescentar o que achar necessário.

Atenciosamente.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*