Modelo de carta comercial

modelo-carta-comercialA comunicação eficaz pode ser responsável pela primeira impressão deixada pela empresa. Isso inclui a comunicação como fonte de agradecimento e reconhecimento do esforço de um colaborador ou parceiro de negócio. Mas, como fazer uma carta comercial?

Importância da carta comercial

Uma carta ou e-mail comercial pode ter várias finalidades, como reconhecer o esforço de um parceiro, valorizar a parceria, prospectar clientes, responder a alguma solicitação ou abrir novos espaços para negociações e novas parcerias.

Ao ser abordada com uma carta comercial, a organização também deve se preocupar em responder tal comunicação, pois a ausência de uma resposta pode aparentar uma ruptura na comunicação, prejudicando o relacionamento entre os envolvidos.

A carta comercial deve ser simples, direcionada e com objetivos claros. A formatação também é importante, por isso justifique, use parágrafo e uma fonte adequada. No primeiro parágrafo é importante introduzir o motivo pelo qual está escrevendo e nos próximos inserir detalhes, explicando o seu objetivo.

Formato da carta comercial

A carta comercial pode seguir um modelo formal, incluindo informações comuns a esse tipo de carta, que deve conter:

  • Informações de quem envia (nome, endereço, telefone e e-mail de contato.
  • Data de envio.
  • Informações do contato (nome, cargo, empresa, endereço).
  • Saudação (sempre com saudação formal).
  • Corpo da carta comercial.
  • Agradecimento.
  • Assinatura.

Antes de finalizar a carta, deixe uma linha em branco, feche com uma cortesia (respeitosamente, atenciosamente) e coloque a sua assinatura, digital se for via e-mail ou manuscrita para uma carta enviada por correio.

Exemplo de carta comercial para empresas que buscam parceria

Após inserir todos os itens necessários como cabeçalho com nome, endereço, dados de contato e a saudação, desenvolva a sua carta, focando no objetivo.

O importante em uma carta de prospecção ou novos negócios é focar os pontos positivos e favoráveis da empresa, tentando atrair a atenção do possível parceiro.

Seja objetivo, porém convincente:

 

Estamos em busca de parceiros para a realização de manutenção e atendimento aos clientes da marca (Citar o nome). Através das mídias, tivemos acesso ao sucesso que a sua empresa tem desempenhado no mercado atual, por isso gostaríamos de convidar essa tão conceituada empresa a juntar-se ao nosso projeto de expansão na área de assistência técnica.

 

A nossa marca é líder de mercado e atualmente atuamos em 9 estados, com um total de 300 cidades, por isso temos a convicção de que essa parceria será um grande sucesso.

 

O investimento é pequeno e em troca daremos todo o suporte necessário para formar técnicos capazes de conhecer e resolver qualquer falha que possa ocorrer no sistema, além de oferecer um canal direto para esclarecimento de dúvidas exclusivo para nossas representantes.

 

Caso seja do seu interesse conhecer mais sobre o projeto, estamos à disposição.

 

Atenciosamente.

 

Nome do responsável

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
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COMENTÁRIOS

  1. Parabéns pelas dicas muito importante, mesmo..

    Grande abraço e muito sucesso!!

    Joselio Ribeiro

  2. roger kleber diz:

    Olá eu tem uma transportara com
    faz uma ótima apresentação para meu cliente

  3. Iracy pagnossin diz:

    Essas dicas valem ouro, pois no dia-a-dia esquecemos os pequenos detalhes e é isso que muitas vezes faz o nosso diferencial em relação ao mercado. Quero receber sempre mais dicas.
    Muito obrigada.

    Iracy Pagnossin

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