Métodos para tomada de decisão em reuniões

metodos-tomada-decisao-reunioes.jpg

Uma reunião bem conduzida resulta em participantes satisfeitos e fidelizados. Essa estratégia é fundamental para manter o interesse do grupo em participar dos encontros corporativos, que são essenciais para tomada de decisão, estabelecimento de metas ou mudanças na forma de conduzir os projetos.  Para atingir a participação plena é importante acompanhar a satisfação do grupo, que deve ser positiva em relação a esses eventos.

Como possibilitar a tomada de decisão

A melhor maneira de garantir que as reuniões não sejam uma perda de tempo ou uma experiência frustrante para o grupo, é facilitar o entrosamento e participação de todos. Ser um facilitador de decisões não é tarefa fácil, mas com um pouco de experiência é possível descobrir qual a melhor metodologia que garante as tomadas de decisão de forma democrática e efetiva dentro da organização.

Conheça melhor as diferentes formas de trabalhar uma tomada de decisão e aproveite para implementar a metodologia em sua reunião. Conheça a sua equipe e abra a possibilidade para que todos conquistem a participação plena durante as reuniões. Existem três tipos de tomada de decisão que são comuns em grupos corporativos:

  1. Votação
  2. Consenso
  3. Líder

Para escolher qual a melhor metodologia, conheça um pouco sobre as vantagens e desvantagens de cada uma:

Votação: Com essa metodologia todos os participantes tem o direito de opinar, porém a decisão é tomada de acordo com a quantidade de votos. A maior vantagem dessa metodologia é que o grupo tende a chegar a uma resolução de forma rápida e transmite uma decisão que parece justa aos olhos da maioria. Entre os problemas enfrentados por esse tipo de tomada de decisão, destaca-se o fato de que as votações abertas podem resultar em uma separação do grupo, que podem passar a ser percebidos como vencedores e perdedores.  Além disso, algumas pessoas podem ter dificuldades em expressar sua verdadeira opinião em uma votação aberta, por não se sentir confortável.

Consenso: Durante as reuniões onde o consenso prevalece, é necessário deixar que o grupo chegue junto em uma decisão eficaz. O consenso é uma decisão que acontece quando todos entendem e estão dispostos a participar das mudanças. Esse método permite que os participantes compartilhem seus conhecimentos e gera maior compreensão do grupo. Costuma ser uma abordagem rápida e segura para decisões de curto prazo. Existem algumas desvantagens nessa forma de decisão, pois algum participante pode sentir que a sua opinião está sendo ignorada pelo líder, caso ele não consiga expor suas ideias, podendo vir apresentar resistência por não comprar a ideia.

Líder: O líder pode ter a palavra final, apesar da participação de todos os envolvidos. Esse tipo de tomada de decisão requer espaço para que todos possam expor a sua opinião, dessa forma o líder vai demonstrar que ouviu a todos.  Costuma ser uma decisão demorada, porém é respeitada quando o líder tem apoio do grupo.

A reunião é um momento onde todos os envolvidos devem participar e aproveitar ao máximo o conteúdo exposto. A participação plena dos envolvidos é fator essencial para o sucesso do encontro.

Para ganhar a confiança dos seus pares é importante abrir espaço para a participação de todos durante as exposições de opiniões e ideias. Essa é a chave do sucesso e respeito em reuniões. Os profissionais devem se sentir parte do processo.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*