Metas profissionais: como elaborar e gerenciar

metas-profissionais-elaborar-gerenciar.jpgDefinir metas profissionais é essencial para o sucesso do seu planejamento de carreira. Mas, como conseguir elaborar metas infalíveis e configurar seu plano para obter o sucesso?  Só estabelecer metas não é o bastante, é importante cumprir seus objetivos se você deseja ultrapassar limites.

Metas profissionais realizáveis e atingíveis

As metas profissionais devem ser elaboradas de forma que seja possível se manter no caminho para atingir objetivos específicos, devem ser mensuráveis e gerenciáveis e, acima de tudo, realistas, ou seja, possíveis de serem atingidas.

É importante estar pronto para estabelecer metas profissionais e negociar com seus pares e líderes formas de articular a sua contribuição dentro da organização, para que seja possível ser reconhecido e, simultaneamente, vivenciar seus planos.

As tarefas do cotidiano devem ser executadas com qualidade, de forma que os resultados sejam os melhores. A gestão de tempo é uma ferramenta importante para gerir metas diárias. Todas as metas profissionais, sejam de curto, médio ou longo prazos, devem caminhar alinhadas.

Manter atitudes positivas e proativas em relação ao crescimento pessoal é importante. Quem é participativo e comunicativo, aumenta as chances de conquistar novas oportunidades e de ser lembrado em diferentes ocasiões, principalmente para uma promoção.

O sucesso não é por acaso. Os objetivos são responsáveis por manter um planejamento alinhado e condizente com seus sonhos. Ao estabelecer suas metas profissionais, leve em consideração os seguintes aspectos:

  1. As metas devem ser simples e específicas. É preciso saber o que deve ser feito, quando e como fazer para alcançar o que deseja.
  2. Estabeleça metas mensuráveis e mantenha-se motivado pra atingí-las. Use critérios que ajudem a determinar se seus objetivos estão sendo alcançados e analise o que é preciso fazer para melhorar o progresso.
  3. Quando as metas estiverem sendo atingidas, reflita sobre o que é possível controlar, o que é de fato relevante e como é possível manter o equilíbrio para alcançar novos objetivos.
  4. O tempo é fator essencial para conseguir estabelecer um processo de definição de prazos.

Gerenciando suas metas profissionais

Os profissionais são os únicos responsáveis por gerenciar a sua própria carreira e as metas estabelecidas. Existem épocas em que é preciso permanecer durante um tempo maior no mesmo nível hierárquico dentro de uma organização, para depois então tentar alcançar um nível diferente.

É normal sentir-se sobrecarregado em diferentes momentos. O importante é não deixar que o cansaço de um dia interrompa uma meta de longo prazo. Ao perceber que está desanimado, reveja suas metas e planejamento e, se for necessário, faça mudanças.

Acompanhe sempre o mercado de trabalho, assim como oportunidades na sua área e no nível hierárquico que deseja alcançar.  Busque novos desafios e alinhe as escolhas de acordo com as metas profissionais traçadas. Sempre imagine onde você quer estar daqui um ano, cinco anos ou 10 anos. Reveja suas metas e mude sempre que necessário, mas faça uso de um planejamento realista.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*