Metas: o que são e como devo construir

metas-o-que-sao-como-devo-construir.jpgA definição de metas contribui para construção de um negócio estável, além de ser parte da conduta de um empreendedor. Aplicar e seguir um plano de ação é o caminho seguro para que o empreendimento seja um sucesso.

Mas, o que são metas?

O que são metas? Como estabelecê-las?  Quais os principais passos e reflexões que todo empreendedor deve fazer antes de criar suas metas? Questões como essas norteiam os pensamentos de jovens que desejam crescer de forma independente.

Metas são os objetivos ou alvos que a organização deseja atingir. Estabelecer meios e condutas pra conquistar esses objetivos é parte do estabelecimento de metas e das estratégias que precisam ser criadas para seguir em frente.

A meta deve ser desafiadora, provocando um estímulo. Ao mesmo tempo, deve transmitir um significado, de forma que motive os envolvidos a concentrarem esforços para atingir o alvo. A meta geralmente surge após a reflexão de questões práticas que envolvem o negócio.

Todas as metas devem ser realistas e possíveis de serem executadas. Ao elaborar uma meta, é preciso especificar e determinar os objetivos com clareza. Toda meta, por si só, deve ser mensurável e observada ao longo do tempo.

Como construir suas metas

O caminho seguro para construção de metas é a reflexão. Todo empreendedor, ou profissional que deseja estabelecer novos objetivos, deve encontrar um tempo para refletir sobre sua vida, seu cotidiano, sonhos e visão de futuro. Aproveite para fazer alguns questionamentos, como:

  1. Quais meus objetivos como empreendedor?
  2. O modelo de negócio que desejo propor é viável aqui na região que atuo?
  3. Quais as dificuldades que podem surgir?
  4. Qual o meu papel como empreendedor?
  5. Eu realmente tenho perfil para empreender?
  6. Eu possuo todas as informações necessárias para abrir o meu negócio?
  7. Quais as oportunidades que eu identifiquei após a pesquisa de informação?

Após estabelecer as metas, é importante analisar os recursos disponíveis para seu atingimento e avaliar as possíveis mudanças, criando estratégias que conduzam ao sucesso. A meta é o primeiro passo para estabelecer o planejamento e, assim, criar suporte para as ações no cotidiano.

Quem deseja gerir se próprio negócio, deve ter em mente que manter uma atitude empreendedora é importante para o desenvolvimento profissional. O aperfeiçoamento deve ser uma preocupação real.  Com estudo, mudanças de atitude e perseverança é possível vencer obstáculos e aproveitar as melhores oportunidades para empreender.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*