Marketing versus Publicidade

marketing-versus-publicidade.jpgGrandes corporações têm processos bem definidos e sabem diferenciar ferramentas para utilizá-las de forma propícia. A grande preocupação está nos pequenos empreendedores que confundem termos e precisam compreender diferentes ferramentas para conseguir impulsionar o seu negócio. Mas, afinal, qual a diferença entre marketing e publicidade?

O que é marketing?

Marketing é o planejamento sistemático que controla toda a maneira como as vendas e mix de atividades são executadas. Tem como objetivo reunir compradores, vendedores e transformar as informações e dados em ferramentas que agregam valor e guiam as equipes de vendas.

Se deseja construir uma organização que seja conhecida pela qualidade, é importante se adequar aos termos da ética em todas as dimensões do empreendimento. Uma estratégia baseada somente em preço preço não é legal, as empresas de hoje em dia devem se preocupar em construir valores, através da qualidade dos serviços e produtos oferecidos.

O marketing tem que estar presente desde o planejamento e servir como guia para acompanhamento e orientações do dia a dia do setor comercial. É um trabalho diário que deve ser mantido. Acompanhar índices de vendas e mudar a estratégia de acordo com os números é uma forma de conseguir otimizar os resultados.

Ter um programa para conseguir mensurar e acompanhar os resultados é o mínimo. Na pior das hipóteses, quando o empreendimento é pequeno, os empreendedores podem optar por conviver com planilhas bem elaboradas e organizadas. Mas, com o crescimento do empreendimento surge a necessidade de investir em um bom programa de gestão integrada.

Para que serve a publicidade?

A publicidade tem relação direta com os anúncios que podem ser vinculados em diferentes mídias, incluindo panfletos, outdoors, tv, rádio, jornal e internet. A apresentação e a criação de uma marca forte, é construída pela aliança entre ambas ferramentas.

A publicidade deve ser guiada pelos objetivos traçados pelo marketing. Por isso, ter um plano estratégico de marketing bem definido é importante. O branding, a publicidade e a promoção devem ser gerenciada de acordo com as mudanças e aspectos.

A escolha dos métodos de divulgação vai depender do custo, da segmentação do mercado e da reposta que o empreendedor deseja conseguir.  Antes de escolher planeje e, depois de divulgado, faça uso da medição pra acompanhar o retorno que esse investimento está trazendo para seu empreendimento.

A publicidade na internet é, sem dúvida, um dos meios mais utilizados devido ao seu potencial alcance e custo acessível. No entanto, antes de começar esse tipo de publicidade é importante delimitar seu público alvo e o tipo de anúncio mais condizente com o seu negócio.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
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