Marketing para pequenos empreendedores

marketing-pequenos-empreendedores.jpgÉ através das ferramentas de marketing que é possível identificar tendências de mercado e aplicar mudanças dentro das organizações, auxiliar a definir objetivos, gerir metas e resultados e promover o crescimento.

Marketing para pequenos empreendedores

No início de um negócio, é importante que o empreendedor se preocupe em como será possível tornar a organização conhecida, qual a melhor opção para divulgar o seu negócio e quais ações de marketing serão importantes para definir sua empresa.

Investir em uma pesquisa, antes de abrir o negócio, contribui para organizar o plano de ação de forma que ele traga resultados positivos. Nessa etapa é importante conhecer algumas variáveis, como a idade do seu consumidor e quais os hábitos de consumo.

O marketing é responsável por estabelecer diferentes estratégias, desde a divulgação até o preço do produto final. Conhecendo as preferências, a classe social, os costumes e dados comportamentais de seu público, o empreendedor consegue oferecer um produto ou serviço com qualidade e preços adequados.

Todo empreendedor precisa conhecer os hábitos de compra dos seus consumidores. Quem conhece o mercado, tende a dominar, consegue controlar melhor seu estoque e oferecer as melhores soluções. A definição do perfil do consumidor também ajuda na criação de promoções e ações para atrair e manter os clientes.

Conhecendo o mercado fornecedor

O empreendedor precisa se preocupar em escolher bons fornecedores para seu negócio. Afinal, para conseguir ter um preço justo, é importante conseguir comprar por um preço interessante.

Pesquise vários fornecedores e escolha aqueles que:

  • trabalhem com pontualidade na entrega;
  • ofereçam produtos de qualidade;
  • tenham bons prazos de pagamento e;
  • ofereçam preços competitivos.

O fluxo de compras deve funcionar bem para não haver problemas no fornecimento.

Identificando a concorrência

Analisar a concorrência é outro mecanismo do marketing. Isso inclui conhecer os pontos fortes e fracos que ajudam na definição de estratégias voltadas para atrair novos consumidores. O empreendedor pode criar um diferencial baseado na qualidade dos produtos e serviços oferecidos, ou em relação aos preços, tornando o seu produto ou serviço mais atrativo.

Investigue o mercado, levando em consideração:

  • a quantidade de concorrentes diretos;
  • quais as estratégias de mercado deles;
  • qual a rapidez de entrega;
  • qual o mix de produtos e preços que eles praticam.

Todas as observações devem ser mensuradas e acompanhadas para facilitar na elaboração da sua estratégia.  A vantagem competitiva é estabelecida através das relações externas com fornecedores e concorrentes, e deve favorecer sua interação com o cliente final.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
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