Liderança em tempos de crise

lideranca-tempos-crise.jpgComo conseguir bons resultados em tempos de crise?  Superar um período de instabilidade e retomar um caminho positivo é uma das dificuldades que exige da liderança capacidade para transformar obstáculos em oportunidades de crescimento.

Liderança valorizada

Decisões tomadas em momentos de crise podem ensinar muito às organizações e aos membros da equipe. Elas devem ser feitas com cautela e conter instruções claras para enfrentar riscos e desastres.  Manter a calma em momentos de crise é sinal de maturidade emocional.

Quando existem dois problemas simultâneos é preciso dirigir atenção separada e direcionada para conseguir analisar a causa das rupturas, antes de tomar decisões importantes de superação.

Quando existe uma situação incerta, as mudanças devem ser implantadas após uma análise profunda. As decisões tornam-se difíceis pois o impacto pode ser alto. Antes de divulgar qualquer crise ao grupo é importante que a liderança defina quem são as pessoas que terão responsabilidades maiores durante a resolução da crise.

Líderes e indivíduos com capacidade de lidar com desafios devem ser inseridos nos grupos de decisão. Bons líderes são reconhecidos pela sua capacidade de lidar com o impensável. Ser organizado, demonstrar responsabilidade, ser discreto e ter o pé no chão, são características de liderança valorizadas pelo mercado contemporâneo.

Como superar  uma crise?

A crise é uma oportunidade incomum para crescer e se destacar na liderança. Mas, do que os líderes devem ter consciência? Que tem tempos de crise é preciso desempenhar papéis importantes com muita responsabilidade. Através das suas decisões o líder ele poderá fortalecer ou prejudicar o seu papel como gestor.  Manter a empresa no eixo pode depender de variáveis inesperadas, por isso, estude todo e qualquer impacto que a sua decisão pode causar.

Antes de tomar qualquer decisão, analise a complexidade do momento e divida suas decisões em três etapas:

  1. Assuma a responsabilidade em resolver a crise.
  2. Lidere uma equipe preparada.
  3. Escolha a melhor opção para encerrar a crise.

Todas as etapas exigem uma combinação de habilidades da liderança na tomada de decisão. Analisar com calma todos os riscos que envolvem a sua decisão é uma etapa significante.  Algumas vezes, é preciso se envolver com o problema, vivenciar o dia a dia para conseguir tomar uma decisão razoável. Nunca tome uma decisão sem ter certeza dos impactos causados por ela.

Habilidades administrativas, quando unidas às competências de liderança, trazem resultados diferentes. Esteja disposto a aprender e buscar conhecimentos que reforcem suas atitudes dentro da rotina profissional.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*