Liderança: guia de conduta

lideranca-guia-conduta.jpgNão existem mágicas que façam a liderança perfeita. Liderar é uma arte que exige do profissional a busca do conhecimento, agregado as suas competências e atividades diárias.  Um bom líder observa a si mesmo e está em constante evolução. Porém, determinados conselhos de negócios podem ajudar no atingimento de um patamar favorável a sua carreira e principalmente para a sua empresa.

Guia de conduta para liderança

Para que a liderança seja eficaz, um líder deve ter em mente que ele é tão importante para os processos corporativos quanto para o desenvolvimento de profissionais que atendem a sua liderança.

Busque desenvolver uma consciência cultural em relação aos valores da organização. Ao unificar tais pensamentos e conseguir alinhar os aspectos da organização com os aspectos pessoais e profissionais de cada membro da sua equipe, todo o restante fica mais fácil de ser modificado e melhorado.

A melhor forma de fazer isso é criando espaços para diálogos abertos, que aconteçam de forma particular, entre profissional e líder.

A cada duas semanas, ou quinze dias, faça reuniões individuais com a oportunidade de feedback e exposição franca dos pontos de vista, tanto em relação ao que já foi alcançado, como o que precisa ser melhorado.

Sim, dá trabalho e exige um pouco de tempo, mas o resultado é surpreendente. É possível trabalhar metas, motivações e desenvolvimento das equipes, com maior eficiência.

Para uma liderança eficaz: ouvir e envolver!

Outra forma positiva de melhorar o desenvolvimento da liderança é organizando reuniões coletivas a cada quinze dias ou, no mínimo, uma vez por mês. Esses encontros devem ser eficientes e funcionar como uma oportunidade para compartilhar e celebrar conquistas, discutir os desafios, e trocar feedbacks.

Para inovar e desenvolver seu subordinados,faça uma revezamento na condução dessas reuniões, revezando a responsabilidade entre os membros da equipe.  Cada subordinado deve ter a chance de conduzir e liderar alguma reunião.

O líder que aprender ouvir e desenvolve a capacidade de liderança dos membros da sua equipe, consegue construir uma equipe forte e com maior qualidade em relação ao desempenho. Durante esses encontros, o líder deve desempenhar o papel de facilitador, desenvolver a capacidade de ouvir e deixar livre o debate de ideias entre os envolvidos.

Incentive a valorização cultural e a busca pelo auto-aperfeiçoamento, assim como a tolerância entre os membros da equipe. Construir uma equipe forte é função de um bom líder!

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*