Liderança e gestão de pessoas

lideranca-gestao-pessoas.jpgConhecimento é algo que está em constante evolução, por isso um gestor não pode perder tempo e deve acompanhar tudo o que está acontecendo dentro do mundo corporativo. Conhecer e descobrir novas formas e ferramentas que auxiliem a gestão de pessoas facilita a rotina diária e desperta respeito pelos pares.

Gestão de e por competências

O líder contemporâneo deve dominar a gestão por competências para conseguir bons resultados no seu dia a dia. Algumas atividades são importantes na rotina de um gestor, incluindo o processo de seleção, remuneração, feedback e designação de pessoas. Saber delegar tarefas e manter um estilo de liderança com transparência e ética motiva a equipe seguir o mesmo exemplo e se torna um diferencial no perfil do gestor.

Atualmente, existe nas empresas a gestão de competências, utilizada para auxiliar a alocação de profissionais no setor adequado através de um mapeamento e também a gestão por competências onde os profissionais são reconhecidos, valorizados e até premiados por seu desempenho.

Inúmeros programas já fazem parte do universo corporativo e  visam priorizar o profissional, criando um plano de carreira com grandes oportunidades de crescimento dentro da empresa, por isso valorize seus pares e liderados e incentive o desenvolvimento de suas carreiras.

Conhecer bem seu funcionário é importante para conseguir sugerir realocações de pessoas entre os setores ou até mesmo para  alocar um profissional durante um tempo em determinado projeto.  Ser participativo é importante na gestão de pessoas, esteja próximo da sua equipe para conhecer melhor quais são seus anseios e expectativas e  em contrapartida conseguir identificar falhas e valorizar suas principais características e capacitações.

Liderança participativa e gestão de pessoas

Liderar é agregar valor e somar, por isso incentive a sua equipe para que ela ofereça o melhor resultado. A gestão de pessoas é um grande desafio nas organizações atuais, pois os profissionais são o grande  diferencial das empresas. Sempre que possível, ofereça treinamento e estimule o autodesenvolvimento profissional. Não tenha medo de compartilhar o seu conhecimento.

Influenciar pessoas é característica inerente à posição de líder e por isso, adotar uma postura positiva resulta em maiores níveis de produtividade e satisfação da equipe.  Para conseguir sucesso no cargo de liderança e na gestão de pessoas, seja justo e deixe claro que está ali apenas como um facilitador nas tomadas de decisões, como um apoio em quem o grupo pode confiar sem medo, mas não deixe que esse conceito fique apenas em palavras, demonstre no dia a dia com suas ações.  Direcionar, treinar, desenvolver habilidades, confiar e motivar são características essenciais na postura de um líder.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

COMENTÁRIOS

  1. José carlos Aleonço diz:

    Muito interessante!!

DEIXE SUA OPINIÃO

*