Iniciativa e crescimento profissional

iniciativa-crescimento-profissional.jpgÉ preciso ter cuidado ao tomar qualquer decisão, principalmente quando temos a liberdade de escolher o rumo e o caminho de um projeto. Consultar o gerente ou qualquer outro líder é fundamental, porém, saber analisar, se posicionar e escolher o caminho com autonomia é mais importante para o crescimento profissional do que apenas seguir ordens e opiniões alheias.

Importância das tomadas de decisão para o crescimento profissional

A qualidade das decisões pode ser responsável por enriquecer e direcionar a sua carreira. Em determinados momentos como, por exemplo, ao determinar os investimentos, não tire conclusões apenas baseando-se em palpites. Ouvir as dicas e opiniões do gerente é uma opção viável para quem gosta de ter outras possibilidades. Agir por impulso pode prejudicar o resultado final.

Quem deseja construir uma carreira sólida, com boas referências e com o objetivo de  alcançar o sucesso, deve ter iniciativa e disciplina para encontrar o melhor caminho. O controle do destino está sempre nas mãos do profissional, que deve desenvolver confiança e iniciativa para tomar decisões que farão a diferença na sua carreira.

Aos poucos, é possível conquistar o espaço e a confiança dos seus líderes e gerentes. É necessário ter uma conduta que expresse responsabilidade, criatividade e vontade de crescer. Sempre que houver uma possibilidade, expresse a sua opinião e tome decisões concretas quando estiver no comando da situação.

Seja líder e conduza a si mesmo e aos colegas de trabalho em uma direção que trará bons resultados. Esse tipo de atitude  reflete na construção de uma imagem equilibrada e confiável junto aos seus colegas de trabalho, essencial para o crescimento profissional. As decisões baseadas em argumentos sólidos ganham o respeito e a confiança, por isso, investigue, pesquise saídas inteligentes para cada situação.

Como favorecer meu crescimento profissional

Quem consegue ter opinião, posicionar-se e agir no momento certo, acaba destacando-se no meio da multidão e, com isso, a vida profissional decola.

Existem várias atitudes e escolhas que ajudam o profissional no desenvolvimento da iniciativa. Selecionamos algumas sugestões que devem ser incorporadas ao perfil de quem busca o crescimento profissional:

  1. Use o seu talento para  conquistar destaque no cotidiano.
  2. Tome iniciativa e não espere que o seu gerente peça, faça você antes dele mandar.
  3. Aproveite as oportunidades.
  4. Demonstre responsabilidade e tenha comprometimento.
  5. Reflita sobre ideias e sugestões que possam ajudar a reduzir custos no seu setor.
  6. Observe os erros e aprenda com eles.
  7. Use a criatividade para encontrar soluções para os mesmos problemas e rotinas.
  8. Seja líder, desenvolva a liderança.
  9. Invista no desenvolvimento de habilidades essenciais em sua carreira.
  10. Ofereça qualidade em tudo o que fizer.
  11. Desenvolva uma comunicação simples e objetiva.
  12. Seja persistente.
Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*