Importância dos dados quantitativos na gestão

importancia-dados-quantitativos-gestao.jpgAtravés da análise de dados, as organizações traçam novos rumos e modificam seus planejamentos. Não tem como fugir, os dados devem ser organizados, acompanhados e consultados com frequência. Quem está na liderança deve acostumar-se com essa ideia e desenvolver habilidades para manusear os dados, pois serão úteis tanto nas análises básicas, quanto na interpretação de situações complexas que podem surgir.

Conhecimento x dados

Os dados são importantes e ajudam com que as organizações consigam traçar novos rumos. Não é preciso ser um estatístico ou um cientista de dados para conseguir utilizar as informações, mas é necessário ter uma compreensão do contexto para realizar um trabalho eficiente.

Não temos a pretensão de oferecer conhecimento aprofundado para análise de dados, mas sim falar sobre a importância de conhecer e trabalhar com análises quantitativas. É possível encontrar inúmeros cursos e especializações voltados para análises estatísticas.

Hoje em dia, é comum que as organizações utilizem sistemas próprios ou voltados para sua área, por isso, preocupe-se em aprender como visualizar relatórios, extrair informações e fazer uso da melhor forma possível dos dados que estão ao seu alcance.

Importância de dominar os dados

Os dados revelam diferentes facetas dentro da organização e, com certeza, ajudam a construir um alicerce sólido, por isso, de vital importância.

Veja algumas dicas para utilizar os dados da melhor forma possível no seu contexto:

  1.  Anote todas as sugestões e interesses que podem surgir durante as reuniões e, se for possível, analise esses dados para que na próxima reunião seus argumentos sejam válidos.
  2.  Quando novas ideias vêm baseadas em números, é muito mais fácil convencer os envolvidos a participar ou receber a liberação para um projeto, por exemplo.
  3.  O desenvolvimento de um novo plano de ação só será bem aceito se ele for elaborado em cima de dados que confirmem a sua proposta. As definições devem estar alinhadas com os números.
  4. Coletar dados é fundamental e saber apresentá-los faz a diferença, por isso, confie no sistema.
  5. Quando utilizar dados, em qualquer apresentação, lembre-se que o objetivo é reforçar qualquer que seja o princípio da apresentação e fazer com que todos confiem no que você deseja transmitir.
  6. Aprenda a manusear as ferramentas de análise de dados e tenha em mente que gráficos e números podem fazer a diferença numa apresentação.
  7. Sempre apresente os custos envolvidos nas operações e em qualquer mudança que seja sugerida à diretoria. Falar sobre projetos e não apresentar números que convençam é perda de tempo. Analisar o contexto e compreender todas as variáveis que podem influenciar no projeto também é de suma importância.

Mantenha os dados alinhados com as metas e aproveite para contribuir para o crescimento da empresa e, também, para melhorar a sua carreira!

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*