Imagem e Carreira: dicas de conduta

imagem-carreira-dicas-conduta.jpgComo conseguir criar uma imagem positiva e transmitir consistência em sua carreira? Ao longo da nossa rotina, situações inusitadas e o contato com diferentes profissionais podem conduzir a nossa carreira rumo ao inesperado.

Construindo uma imagem sólida

É preciso alinhar o que você pensa com aquilo que você fala e faz. Suas atitudes demonstram que tipo de profissional você é e, muitas vezes, é essa imagem que fará a diferença quando as pessoas se lembrarem de você.

Diariamente estamos sendo avaliados pela nossa conduta, seja pelos nossos parceiros, subordinados ou superiores. Ao longo dos dias estamos desenvolvendo uma impressão, benéfica ou prejudicial, que pode ser duradoura. Construir uma imagem sólida e respeitável é importante.

Mas, como ser adequado em um ambiente de trabalho? Como garantir que a sua vida – social, pessoal e online, não influencie de forma negativa sua reputação? Como ser agradável e coerente com a imagem que deseja construir? Diversas dúvidas aparecem quando começamos a analisar o que de fato é preciso realizar para construir uma carreira sólida.

Comece cuidando para que as informações e a comunicação produzidas sejam justas e coerentes com o que deseja transmitir, seja nas relações diárias com seus colegas de trabalho e parceiros, ou através das redes sociais.

Dicas de conduta no ambiente

Além de vestir-se adequadamente em um ambiente de trabalho e garantir que a sua presença nas redes sociais seja adequada à imagem que você deseja construir, é preciso cuidar para que a sua comunicação seja coerente com uma conduta ética e profissional, construindo a imagem de que você faz aquilo que você é.

Ter respeito e educação é essencial, principalmente em um mundo onde os valores estão se perdendo e ficando cada vez mais escassos. Quem tem educação se sobressai e é lembrado. Crie o hábito de ser cordial todos os dias, dessa forma você garante que o seu desempenho seja melhor que seus concorrentes.

Use sempre as palavrinhas mágicas: com licença, obrigada, seja bem-vindo, estou à disposição, entre outras. Um pouco de formalidade ajuda o profissional ter destaque positivo. Claro que, em alguns casos, quando o outro profissional dispensar esse tratamento, é importante aceitar a sugestão.

Ao chamar um profissional pelo título, ou usando termos cordiais, é possível demonstrar respeito e despertar a atenção de quem está a sua volta. Esse tipo de tratamento é importante, principalmente quando não conhecemos bem quem está a nossa volta, ou quando estamos lidando com profissionais mais experientes e maduros.

Outras condutas, como não espalhar boatos, guardar informações sigilosas, ser cordial com todos, demonstrar paciência, empatia e simpatia, sempre ajudam. Ser proativo é outra postura muito esperada pelas empresas hoje em dia, por isso, busque ajudar e ter iniciativa!

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*