Habilidades essenciais dos profissionais de sucesso

habilidades-essenciais.jpgObservar e desenvolver habilidades que beneficiam o perfil profissional é parte do contexto de desenvolvimento profissional. Profissionais que conhecem os seus limites e reconhecemos fatores que precisam ser desenvolvidos, saem na frente e aceitam melhor os feedbacks e qualquer retorno, dos seus superiores ou pares, como potencial oportunidade de crescimento.

Os executivos de sucesso e os principais líderes corporativos são apontados como referência de habilidades essenciais. Existem três habilidades que possuem grande importância no desenvolvimento profissional: o respeito cultural, a influência digital e o foco compartilhado. Conheça cada uma delas e saiba como podem influenciar seu crescimento.

As 3 Habilidades Essenciais

1. Respeito cultural

Diante de um mundo globalizado, onde ocorrem tantas mudanças rápidas e inevitáveis, onde organizações são formadas pelos mais diferentes profissionais, oriundos de diversas partes do mundo, com cultura e formação heterogêneas, estar preparado para adaptar-se a novas situações é um ponto positivo. Agir com respeito, observar com paciência e ter humildade para aprender com culturas diferenciadas é importante para o sucesso.

O contexto multicultural pode ser uma barreira para o profissional que não está preparado emocionalmente para lidar com as diferentes mentalidades. Aproveite essas experiências para desenvolver a inteligência cultural, aprendendo mais sobre o costume e estilo dos líderes ao lidar com profissionais de diferentes nacionalidades.

Estar aberto para o aprendizado, saber ouvir e evitar comportamentos automáticos facilita o desenvolvimento e ajuda evitar conflitos de valores e crenças.

Ao sentir insegurança ou perceber que o clima está complicado, trabalhe o lado emocional e não desanime. Crie uma estratégia, partindo de um diagnóstico referente aos desafios que devem ser enfrentados. Em seguida, tente adaptar o seu comportamento fazendo pequenos ajustes dentro do novo cenário e procure entender como os objetivos e valores pessoais vão influenciar nos resultados esperados.

2. Influência digital

Utilizar a internet como forma de interação, marketing e canal de comunicação é uma das habilidades vitais no mundo atual.

A maioria dos executivos de sucesso utiliza as ferramentas mais estratégicas presentes na rede, como Linkedin, Twitter, Plaxo, entre outros.  O fator primordial ao utilizar esses canais é manter uma postura ética e com iniciativas que influenciem as pessoas que acompanham o seu trabalho. Colocar em prática as idéias e criar uma reputação ética e condizente com o que é publicado no seu perfil é fundamental.

3. Foco compartilhado

O profissional de sucesso consegue administrar bem o seu tempo e participar de diferentes projetos e atividades, sem se perder ou criar confusões. Evitar distrações e conseguir utilizar diferentes tecnologias a favor do desenvolvimento profissional é importante e faz parte da rotina dos principais executivos.

A tecnologia deve ser utilizada como uma ferramenta que facilita e favorece o alcance dos objetivos traçados, por isso, controlar o fluxo de informações e administrar bem as tarefas é importante.

Para conseguir se organizar melhor crie uma rotina, com horário e um tempo estipulados para responder e-mails e participar das redes sociais, evitando que essas facilidades se transformem em interrupções ou distrações.

Sobre Vanessa Alonso

Mestranda em Ciências dos Alimentos na UNICAMP, pesquisadora, redatora, webwriter, blogueira, estudante de Marketing e curiosa. Possui experiência em outras áreas: área comercial (prospecção, vendas e liderança de equipe) e administrativa.
Perfil no Google+

DEIXE SUA OPINIÃO

*